English Version

English Version
English Version

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Fazendo Certo da Primeira Vez!






                   Pensando em arrumar um emprego no Canadá? Provavelmente vai precisar digitar um Resume a moda Canadense. Um Resume Canadense é  um pouco diferente de um CV Canadense (bem mais completo e detalhado), que por sua vez é bem diferente do Currículo Brasileiro. Para prosseguir na procura por emprego é preciso se adaptar á maneira Canadense de apresentar suas experiências e habilidades. O objetivo desse post é disponibilizar  ferramentas certas enquanto ainda se está em solo brasileiro, e preparar-nos para esse grande desafio.
                 O Resume é um componente chave para procura por emprego no Canadá. Empregadores costumam basear a decisão de sua viabilidade para determinada vaga, inteiramente em seu resume. Apesar de normalmente contar com duas paginas é importante que ele seja curto, ideal não mais que uma pagina, pois o objetivo maior de um Resume é despertar interesse suficiente no empregador a ponto de que você seja convidado para uma entrevista pessoalmente. O foco dessa ferramenta não deve ser exclusivamente falar de si mesmo, mas em como você pode colaborar na solução das demandas da empresa.
                Profissionais da área de recursos humanos recomendam que o Resume seja personalizado, não há mais espaço para Resumes genéricos no mercado de trabalho atual. Em alguns casos apenas editar algumas de suas habilidades pode resolver, mas em outros casos uma reformulação completa é realmente necessária; também não deve ser deixado de lado as suas experiências em trabalhos voluntários, que devem ser incluídas nas seção de experiências profissionais.
                Acertar no formato é essencial.  Um resume deve ser organizado, conciso, limpo e ter um formato consistente. Uso de fontes mais tradicionais e separação em tópicos são recomendados para dar destaque as informações mais importantes.  Os tópicos mais comuns  são geralmente dispostos na seguinte ordem :

                  - Destaque suas habilidades e qualidades;
                  - Experiência profissional;
                  - Formação Acadêmica;

                 Há vários tipos e formatos de Resume, mas dois se destacam em meio aos outros: o Chronological Resume e Functional Resume. Chronological Resume são sempre organizados levando em consideração uma linha de tempo. Informações mais recentes de experiência profissional e estudos devem sempre ser alocadas  primeiro. Esse tipo de resume é a melhor opção para pessoas com vasta experiência e que não tem grandes lacunas no histórico empregatício.
                 O Functional Resume é organizado com base em suas habilidades e qualidades. Suas qualidades devem ser apresentadas conforme suas experiências prévias de trabalho. Esse tipo de resume é indicado para pessoas que acabaram de se graduar, ou tem lacunas no seu histórico de emprego ou mesmo para os que estão trocando de carreira. Apesar da existência de vários formatos de resume,  algumas recomendações continuam validas para todos eles:
               Resume é uma ferramenta, não um histórico profissional. Use essa importante ferramenta para conseguir um convite para um entrevista pessoal. Concentre seus esforços, quando escrever um Resume Canadense, em mostrar ao leitor os destaques principais e não os os mínimos detalhes. Entrevistas são o lugar certo para detalhes!
                 Adote um modelo Profissional. Evite bordas, cores, fontes muito “diferentes”.
                 Torne seu Resume interessante. Normalmente o responsável pele seleção irá  gastar menos de um minuto  com a analise de seu Resume, portanto seja rápido em conquistar a atenção dele, isso pode ser a diferença entre uma “ entrevista e a lata de lixo”.
                 Evite usar parágrafos longos e fontes pequenas. Usar o fontes menores que 12  não são uma boa opção; escolha uma fonte de fácil leitura e a use com exclusividade em todo o resume.
                Jamais utilize afirmações em primeira pessoas. Expressões como : “ Eu sou um técnico competente” ou “ Eu trabalhei na  empresa XYZ” não devem ser usadas. Atenha-se a sentenças, curtas, objetivas e impessoais como : “Trabalhou na empresa XYZ”.
               Duas paginas é o limite Máximo, não a regra. Quanto mais leve e fácil leitura for o seu Resume maiores são suas chances. Não desperdice espaços valiosos com informações demais, liste somente experiências profissionais relevantes.
               Não enumere atividades de interesse pessoal ou hobbies. A não ser que seus hobbies corroborem para destacar o seu caráter, não os mencione em seu resume. Empregadores não estão interessados se você gosta de futebol, ou se sabe tocar piano.
               Lembre-se de incluir habilidades relevantes. Como imigrante uma de suas grandes vantagens é poder se comunicar em mais de uma língua então não se esqueça disso quando elaborar seu resume. Se há alguma área em que você seja especializado ,como algumas plataformas computacionais ou especializações profissionais, elas também devem estar presentes em seu resume.
               Não faça do seu resume um tédio. Se você fica entediado ao ler seu Resume, seu examinador provavelmente também ficará. Escreva um resume que seja interessante de ler, pois  avaliadores costumam ser bem rápidos em sua tomada de decisão.
               Não desperdice uma oportunidade. Muitas pessoas desperdiçam suas chances de uma  entrevista, por causa de um Resume fraco para aquela vaga. Isso geralmente acontece porque não foi gasto tempo suficiente para personalizar o Resume para a posição especifica, ou mesmo por causa de erros gramaticais simples, então invista tempo redigindo!
               Jamais faça de seu emprego uma aventura.  Não  escreva que você está em um “ano sabático”  ou mesmo que seu  visto de trabalho é de "somente um ano". Empregadores querem escolher pessoas comprometidas com o sucesso da organização, você precisa passar a impressão de que está no Canadá para construir uma carreira. Não estou dizendo que você deva mentir para o empregador, mas é melhor guardar essa discussão para um momento mais apropriado quando você poderá explicar pessoalmente como pretende estender sua estadia.
                Não use a palavra Resume no cabeçalho. Seu resume também não deve ser datado ou assinado.
               Não inclua uma lista de referencias pessoais. É senso comum que se um pregador se interessar por você ele pedirá suas referencias pessoais, então tenha uma lista pronta de pessoas preparadas e que possam falar bem a seu respeito, mas não as inclua no seu resume. As referencias pessoais podem consumir um espaço  valioso de seu resume.
             Informações pessoais e contato. Não coloque sua data de nascimento, sexo ou mesmo seu estado civil. Tenha um endereço fixo no Canadá e o mais importante um numero de telefone canadense; e tenha certeza que seu endereço de e-mail parece profissional. Existem ainda muito mais dicas de como melhorar suas chances, e dois sites me chamaram a atenção: Moving2canada e Settlemente Org. Uma boa Cover Letter e um forte Resume será sua passagem para um valiosa entrevista de emprego.
Abraço


Odilon.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!! Ótimo post esse, em breve terei que fazer o meu e pude tirar daqui informações valiosas. Falta cerca de 1 mês para eu ir para Vancouver, pretende conseguir o meu primeiro emprego já na minha área onde já tenho experiência que é cinema e fotografia. (dedos cruzados)
    Vou acompanhar este blog, se quiser conhecer um pouco da minha experiência e da minha namorada que esta indo junto:
    www.cabrablog.wordpress.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canral obrigado pelo comentário! pode ter certeza que estaremos acompanhando e torcendo por voces por aqui!

      Excluir

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...