English Version

English Version
English Version

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Destacando no meio da multidão!





     Uma carta de apresentação (Cover Letter) como o próprio nome já diz apresenta o seu resume. Um Resume deve sempre estar precedido por uma "capa"  de apresentação seja ele feito em papel, e-mail ou fax. Uma Cover Letter deve ser feita com dedicação e cuidado pois ela será responsável pela primeira impressão que seu examinador ou futuro patrão terá de você.
       Cover letters são uma boa oportunidade de demonstrar interesse em uma vaga específica, e como suas qualidades são condizentes com as requeridas para o cargo; são ainda uma boa maneira de demonstrar seus talentos em comunicação principalmente escrita, e também permite que você demonstre conhecimento sobre a empresa para a qual se candidatou, e quem sabe até, requisitar uma entrevista. Uma boa carta de apresentação não deve ser maior que uma página, deve conter entre três ou quatro parágrafos e devem ser redigidas especificamente para  função que se está candidatando.
      O primeiro parágrafo deve conter entre duas ou três sentenças, que devem ser usadas para identificar a posição para a qual se está pleiteando e, como tomou conhecimento dessa vaga. Deve ser indicado nesse primeiro paragrafo que juntamente com a carta de apresentação há também outros documentos, como seu resume ou portfólio, por exemplo.
      No segundo paragrafo deve-se aproveitar a oportunidade para listar suas qualidades e como elas se conformam com os pré-requisitos para a vaga pretendida. Aproveite para falar de sua experiência dando destaque para algumas de suas habilidades, e em como elas tem sido relevantes em sua carreira. Dê exemplos e seja especifico mas, deixe os detalhamentos para o seu resume. Lembre-se que você está em uma competição e precisa demonstrar porque suas qualidades são melhores que a de seus concorrentes.
      O terceiro parágrafo pode ser aproveitado para expor sua pesquisa sobre a empresa e em como essa vaga se encaixa nos seus planos. Aproveite para mostrar conhecimento sobre os projetos que são desenvolvidos pela empresa, sua politica de trabalho e suas características singulares.
      No quarto paragrafo devem ser feitos os agradecimentos e considerações finais. Aproveite para sugerir uma entrevista ou um encontro, e não esqueça de deixar os dados para contato.
      
     De maneira prática uma cover letter deve conter a resposta para a segurinte pergunta: "Porque deveria ser contratado?". Mas antes que você saia por ai escrevendo uma cover letter há algo que você deve levar em consideração: Imagine um garoto que está afim de uma garota, e ele demora um bocado de tempo para criar coragem mas, finalmente resolve ir até ela e convida para um jantar. O rapaz sem muito assunto, começa a falar de sim mesmo durante toda a noite. Será que essa garota irá querer sair novamente com esse rapaz? Provavelmente não! Ao invés de falar de si mesmo o rapaz, poderia ter conversado com amigos em comum e descobrir as áreas de interesse da garota, e então falar a respeito de coisas interessantes a ela também.
       Candidatar-se a um emprego é a mesma coisa. Muitas cartas de apresentação são apenas pessoas falando incessantemente sobre elas mesmas, o que é bem desanimador para qualquer um que se disponha a lê-la. Porque fazer isso quando estamos justamente quando se está procurando um emprego?De maneira simplista empresas buscam um novo colaborador para resolver um problema profissional e não porque ela se gosta de suas credenciais ou por sua ética de trabalho. Invista um tempo em pesquisa e conheça a empresa para qual está se candidatando e em como você pode ajuda-los a resolver seus problemas. Dessa forma você deixará uma boa e sólida primeira impressão e estará escrevendo uma carta de apresentação de sucesso.
       Na tentativa de escrever uma carta de apresentação profissional muitas pessoas acabam se atrapalhando, caem no lugar comum ou cometem gafes comprometedoras: 
       Cover Letters devem ser pessoais. Tente identificar qual  o nome do responsável pela seleção, qual departamento ele trabalha, e quando endereçar sua carta faça especificamente a essa pessoa. Expressões como " A quem possa interessar..." ou "Ao Sr(a). Responsável pela seleção..." são bola fora! Personalizar sua carta mostra interesse e entusiasmos pela vaga pretendida.
       Endereços de e-mail devem ser profissionais. Endereços eletrônicos que contenham caracteres alem do nome do candidato ou que contenham números são vistos como falta de profissionalismo. E-mail como: bellamorena18@hotmail.com nao vai ser bem visto, a não ser que a vaga em questão seja para o ramo de moda paria. É recomendável inclusive que o candidato tenha um e-mail exclusivo para esse fim.
       Inclusão de Hobbies ou áreas de interesse pessoal são opcionais. Nem todos os especialistas concordam nesse tópico. Inclusão de hobbies ou áreas de interesse em sua apresentação podem funcionar como um bom quebra-gelo em caso de uma entrevista. Mas a prioridade de uma carta de apresentação deve ser vender sua imagem profissional, então a não ser que seus hobbies corroborem essa imagem é melhor deixa-los fora.
       Erros gramaticais são terminantes. Acho que esse item se explica sozinho. Para prevenir que algum errinho comprometedor escape os seus olhos já cansados, peça um amigo ou mentor que leia sua carta de apresentação e aponte as modificações necessárias.  
       Descrição profissional criativa demais. Se sua função em um emprego anterior era decorador de interiores, nao descreva como "concierge de assuntos patrimoniais pessoais internos". Vários departamentos de RH trabalham com filtragem eletrônica de currículos, por função. Então ao descrever sua posição de uma maneira não convencional o sistema eletrônico pode nunca filtrar seu currículo para a vaga desejada. 
       Não floreie seu Resume. Cover letters e resumes não precisam de bordas, fotos, cores em excesso ou mesmo gravuras para chamar a atenção. O seu Resume deve chamar atenção por suas qualidades e não pela tinta de sua impressora.
       Auto-afirmação deve ter provas. Declarações de auto-afirmação devem ser corroboradas por exemplos práticos. Se você se destacou na área de vendas por onde tem trabalhado, corrobore essa noção com dados práticos de quão boa foi sua contribuição,por exemplo: "Incremento de vendas de 30% no período".
       Não liste experiencias profissionais irrelevantes. Se está pleiteando uma vaga de design gráfico, listar sua experiencia como professor de educação física terá pouca contribuição em sua avaliação. A não ser que a posição pretendida tenha características das duas áreas em questão, o melhor mesmo é ter um resume para design gráfico e outro para professor de educação física. 
      Seja honesto sobre suas experiencias e habilidades. O ditado já dizia que "mentira tem perna curta" e isso é ainda mais verdade quando se esta procurando um emprego. Ao exagerar em suas habilidades, experiencia de trabalho ou qualificações anteriores, pode ser facilmente desmascarado com um teste de campo ou uma ligação.
      Apesar de ser um tópico bem extenso Cover Letter e Resumes requerem um estudo intenso para aumentar suas chances de uma Job Interview. Segue abaixo para download a estrutura padrão de uma Cover Letter  e alguns exemplos.

     Modelo Genérico Cover Letter
     Exemplo_01 Cover Letter
     Exemplo_02 Cover Letter

Abraço.

Odilon.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!!! Acompanho cada post, todos muito informativos e interessantes!!! Mais uma vez parabéns e obrigada por compartilhar tudo isso, que com certeza vai ajudar muita gente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruth obrigado por seu comentário! Muito legal ter vocês passando sempre por aqui.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Rolim obrigado por passar por aqui! Bem verdade esse assuntos é tão complexo que dividi em 4 posts diferentes! Quando se chega ao Canadá como Residente permanente, cursos sobre esse assunto são ministrados gratuitamente. Mas no caso de estudantes que estão indo trabalhar esses cursos são pagos, por isso decidi publicar um texto mais completo sobre esse assunto tão fundamental!!!

      Excluir

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...