English Version

English Version
English Version

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Chegou o Momento de Brilhar!






           Se você chegou até aqui é porque está realmente interessado em desenvolver  suas habilidades para o grande desafio a frente. Mas para entender  um pouco mais sobre o que esperar em uma entrevista te emprego no Canadá precisamos entender o sistema de educação canadense. A Alê está preparando um post exclusivo sobre esse assunto, já que ela trabalha na escola canadense aqui em nossa cidade, mas por hora temos de nos contentar com ao palestra do Dr. Lionel Laroche.
                   Explicando de maneira simples, desde o começo da vida escolar os canadenses são preparados para apresentar suas ideias em público, desde pequenos são incentivados a expor seus trabalhos e ponto de vista em apresentações diante de pais e colegas. Alguns estudantes no Brasil não tiveram  a oportunidade de falar em publico até precisarem apresentar seu TCC ou Tese de Graduação, enquanto isso no Canadá crianças desde o jardim de infância são estimulados a apresentar peças de teatro, musicais e outros programas culturais para um publico. Esse processo educacional é nada mais que uma preparação para o exigente mercado de trabalho.
                   Portanto ao ser chamado para uma entrevista de emprego, tenha em mente que  o padrão  de comparação é um pouco mais alto do que a maioria de nós está acostumado. De maneira bem prática, a entrevista de emprego é sua chance de “brilhar como uma estrela”.  E para que o brilho dessa estrela possa ser intenso como o sol e não passageiro como fogo de palha os profissionais de RH tem algumas dicas:
                   Faça seu dever de casa. Pesquise sobre a empresa e sobre a posição para qual está concorrendo. O mínimo que você deve fazer é estudar o website da companhia, os materiais de marketing e relatórios de desempenho. Se possível converse com antigos empregados e clientes para ter uma visão ampla dos valores, metas  e do ambiente de trabalho.
                   Revele sua personalidade. Pessoas amigáveis e que tem prazer no que fazem são mais fáceis de lidar. Empregadores  procuram por  pessoas que gostam de trabalhar e fazer parte de um grupo.
                   Fale sobre seus interesses. Empregadores gostam quando os candidatos são realmente apaixonados por outras coisas que não somente o trabalho, por exemplo: Causas humanitárias, ambientais ou mesmo um hobbie.
                   Seja honesto sobre suas habilidades. Se você ainda não tem o nível de experiência necessário para a função, seja honesto sobre isso. Mas lembre-se também de dizer porque você pensa que pode fazer esse trabalho melhor do que alguém que já possua experiência.
                   Antecipe o que pode ser perguntado. Prepare uma lista das possíveis perguntas e comece a pensar em suas respostas antecipadamente para que não correr o risco de escorregar durante a entrevista. Mas cuidado! Não precisa decorar o que pretende falar, ficar parecido com um robô durante a entrevista não irá te ajudar!
                  Dê respostas e exemplos concisos. Examinadores querem dispor de uma correta noção de suas experiências e habilidades, e em como isso o ajudará a transpor os desafios da posição de interesse. Então quando o examinador lhe disser que a posição pretendida exige que você trabalhe em contato com outros departamentos  sob prazos apertados, ofereça um exemplo de como você já lidou com essa situação no passado.
                 Faça perguntas. Pense na entrevista de emprego como uma via de mão dupla, não perca oportunidade de fazer perguntas que determinem se aposição desejada realmente é adequada para você. Faça perguntas sobre metas, desafios e em como é a rotina diária de um empregado dessa posição.
                 Não subestime o valor de uma carta de agradecimento. Depois da entrevista, envie pelo correio ou mesmo por e-mail, um pequeno texto agradecendo pela oportunidade do encontro e aproveite para fazer um breve comentário sobre seu interesse na posição e de suas qualidades. Escrever uma carta de agradecimento mostra que você esta comprometido, é proativo  e que está acompanhando o desenrolar do processo.
                Lembre-se de levar sua lista de referências pessoais. Entre em contato com as pessoas de sua lista antecipadamente, e avise que pretende indica-los como referencia. Escolha pessoas que estejam dispostas a falar muito de suas qualidades, mas também um pouco sobre pequenos defeitos.
         
   
     Por se tratar de um tema tão importante, há um link para download das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e em como você deve se preparar para resposnde-las. Não se esqueça que uma boa Cover Letter, e um forte Canadian Resume lhe garantem uma oportunidade, mas a Job Interview é sua verdadeira chance de brilhar!



Odilon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...