English Version

English Version
English Version

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Conhecendo os Pais da Noiva!

      








          Olá amigos! Há alguns dias já não escrevo mas hoje resolvi passar aqui para falar de uma experiencia interessante; todos que estiveram ou estão em um relacionamento sério já tiveram passar por essa experiência, que é conhecer os pais da Noiva. Por mais que a garota não tenha pai ou mãe há no minimo uma figura  pela qual ela tem muito respeito, a ponto de discutir a aprovação de um relacionamento mais sério e pedir a sua anuência.
           Esse momento é tao embaraçoso e estranho que muitos casais nem se dispõe a passar por ele por causa de um "rolinho" ou "ficante", está reservado a uma categoria maior. Relacionamentos que requerem a anuência dos pais tem grau de importância diferente, são do tipo mudança de vida mesmo; talvez por isso sofremos com uma avalanche de stress durante esse primeiro encontro. Alguns sintomas são bem comuns nesse primeiro encontro  como o frio na barriga, boca seca, transpiração em excesso  e até mesmo gagueira.
            Isso mesmo! Até mesmo o mais prolixo orador costuma se perder nesse momento de tanta expectativa, alguns como eu, levam até o amigo e fiel escudeiro para dar uma força moral. Quando os pais da noiva estão na sua frente todos os discursos e idéias ensaiados a exaustão na frente do espelho vão para o espaço, aquela roupa que sempre lhe vestiu como uma luva passa a ter um caimento questionável, e o cabelo?! Ah! o cabelo! Ele tinha que escolher justamente esse dia para ficar preciosos 3mm fora do lugar.
            Esse cenário descreve bem a situação de um jovem ou adolescente que está pela primeira vez em frente aos pais da noiva ou namorada, mas também caberia perfeitamente na figura de um candidato a procura de emprego em uma entrevista. Depois de já ter experimentado várias entrevistas de emprego, já adultos, entendemos com mais precisão o meio com o qual estamos lidando e fica um pouco mais fácil passar por essa experiência. Acontece que quando mudamos de país, mudam-se também as regras sociais, não estamos mais em nossa zona de conforto e voltamos a adolescência do mercado de trabalho.
           Como já havia mencionado anteriormente o mercado de trabalho no Canadá é bem peculiar e experiência canadense, sanduíche canadense e currículo canadense são o tripé básico para o acesso ao mercado de trabalho. Esse cenário totalmente novo pode ser especialmente desafiador para um adolescente não treinado. Alguns imigrantes no Canadá investem bons seis meses em cursos preparatórios para se adequar a essas peculiaridades, então porque não aproveitar o tempo ocioso por aqui e começar a se preparar?       
           O Primeiro passo para que se tenha uma chance de pleitear uma vaga para a tão sonhada carreira no Canadá é adequar o que conhecemos como Currículo (Curriculum Vitae) no Brasil ao Canadian Resume. É praticamente impossível conseguir uma entrevista de emprego no Canadá sem utilizar o formato "correto" no seu Resume. Não obstante praticamente todo Resume é precedido de uma carta de apresentação chamada de Cover Letter. Acredite! aprender a fazer uma Cover Letter e um Resume é um trabalho duro, um tanto chato, mas essencial. 
           Uma das peculiaridades do mercado de trabalho Canadense é que, queria você ou não, seu primeiro trabalho será como vendedor, você será responsável por vender a si mesmo, seus talentos e qualidades às empresas com vagas a disposição.Vender a si mesmo não significa que você deve se transformar em algo que não é, ou mesmo em um idiota egocêntrico; vender a si mesmo se trata de fazer com que as empresas saibam como você pode contribuir para o crescimento daquela organização. Existem três erros capitais que não devem ser cometidos quando estiver pesquisando por emprego no Canadá e elaborando seu Resume:
            Não confunda seu futuro empregador. Quando vamos para uma entrevista de emprego no Brasil  e somos peguntados: "O que você faz?"; geralmente somos rápidos em responder: "Tudo! ou Tudo o que precisar!". O fato de uma pessoa desempenhar múltiplas tarefas em uma mesma função é um fator extremamente importante na procura por emprego no Brasil e em outras partes do mundo. No Canadá é exatamente o oposto, e o mercado prima pela especialização, um resume com atividades divergentes podem dificultar o convite para uma entrevista. Quando redigir seu Resume seja claro sobre qual cargo você está a pleitear, e em como suas qualidades completam a lista de exigências para a função proposta, afinal: " quem sabe um pouco de tudo, no fim, não sabe verdadeiramente muito sobre nada".
             Não deixe seu Avaliador Entediado. Empresários, Profissionais de Recursos Humanos e Recrutadores são extremamente ocupados, costumam estar atolados em uma pilha sem tamanho de papéis. Imagine a quantidade de currículos, ligações e pessoas para  entrevistas  que são recebidos todos os dias por esses profissionais em seus departamentos, e você perceberá como é importante chamar atenção deles rapidamente de uma maneira profissional. Se você pretende que seu Resumé ou Cover Letter seja acima da media e destaque aos olhos de seu examinador, as informações devem ser concisas, claras e ter uma mensagem interessante. Fuja dos clichês "Trabalho bem em equipe!",  ou " Meu maior defeito é trabalhar demais!" ou " Sou extremamente criativo".
              Mesmo que essas características sejam verdade em você, todo mundo escreve isso! Pense bem! Se alguém te diz que trabalha duro, você acreditaria? ou faria como a maioria das pessoas, e esperaria ver para crer? Pois seus examinadores também pensarão assim, por isso sempre que emitir opinião a respeito de si mesmo esteja pronto para corroborá-la com fatos e exemplos que demonstrem quem você realmente é.
             Não utilize um Resume "Genérico". Quando se trata de Resumes e Cover Letters (ou materiais de Marketing pessoal) o modelo único não é adequado. Quando estamos desesperados a procura de emprego batemos em todas as portas na esperança de que ao menos uma se abra, e para que esse caminho seja um pouco mais fácil criamos um padrão e o usamos para todas as vagas que estamos interessados. Acontece que no Canadá seu Resume e/ou Cover Letter padrão perderá força diante de outros mais elaborados, diminuindo suas chances de ser convidado para uma entrevista.
            Apesar de ser um trabalho duro e as vezes chato, personalizar seu Resume poderá lhe dar a oportunidade de adequar a suas qualidades às necessidades apontadas para aquela vaga. Por mais que seja uma atividade que consuma tempo personalizar o seu Resume e/ou Cover Letter poder ser a diferença entre reservar uma entrevista para você ou para outro candidato.
            Como sempre faço aqui no blog, tenho preferencia e por informações mais práticas e detalhadas por isso dividirei esse tópico em mais três partes: Cover Letters, Canadian Resume e Job Interview. Fiquem a vontade para explorar esse novo mundo desafiador!

Guia completo de preparação.pdf

Abraço.

Odilon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...