English Version

English Version
English Version

segunda-feira, 10 de março de 2014

Manitoba sua Linda!!!



     english version>>

    Olá Amigos,
         
             Como havia prometido estamos de volta com mais um post e desta vez vamos falar a respeito da região que escolhemos para estudar e morar. Desde que começamos a pensar em mudar de endereço, a dúvida a respeito de onde iriamos morar sempre esteve entre Vancouver, Edmonton ou Calgary. Vancouver sempre foi a preferida pela Ale por causa do clima mais ameno, e eu sempre estive entre Edmonton e Calgary.Se o critério de escolha fosse puramente econômico Calgary seria fatalmente a primeira colocada mas, Edmonton sempre foi meu destino preferido, muito por conta da reputação de sua boa qualidade de vida e da grande área verde que envolve a cidade.
            Moramos atualmente Goiânia, uma metrópole regional de pouco mais de dois milhões de habitantes. Uma cidade conhecida pela grande área verde urbana (a maior do mundo por m2) e por ter um porte de metrópole mas a característica  tipica de cidade do interior, ou seja Edmonton seria grosseiramente como uma versão mais gelada de Goiânia com um adicional da pujante economia impulsionada pelo petróleo, uma escolha quase que natural.



            Passamos alguns meses pensando em como nos adequar aos pré-requisitos exigidos para podermos imigrar para  Alberta ou British Columbia. O grande complicador é que tanto eu como a Ale, apesar de estarmos na lista da 24 profissões que o governo incentiva a imigração, vamos trabalhar em profissões que são regulamentadas: Physiotherapy e Civil Enginneer. O exercício dessas duas profissões no Canadá exigem além da experiência no Brasil e da validação dos diplomas de Bacharel junto a uma instituição de ensino canadense e/ou a ordem profissional (o ECA não serve para a ordem dos profissionais), também a aprovação em um exame de ordem (assim como a OAB faz no Brasil) e também um período de avaliação, ou "condicional", de no mínimo um ano sob a supervisão de um Profissional Pleno do Canadá.
           Esse processo de Licenciamento apesar de extremamente recompensador a longo prazo, é também muito burocrático, caro e demorado; podendo afetar profundamente a nossa capacidade de adaptação à mudança. Mesmo que o idioma não seja uma barreira muito grande para nós, pois ambos estamos bem acostumados com o inglês no dia a dia, esse processo de adaptação envolve ainda a saudade da família, a procura de um lugar para morar, mobiliar toda uma nova casa, obtenção de carteira de motorista e os outros documentos, um veículo confiável para enfrentar o inverno, escola para os filhos, uma igreja para frequentar, enfim... É responsabilidade que não acaba mais!
         Foi quando estávamos nos conformando em esperar pelo menos uns bons três anos até que tivéssemos condições de nos preparar financeira e intelectualmente para esse processo, que soubemos a respeito do processo de Manitoba no Blog do Rafael. Entre as várias oportunidades apresentadas pelo Rafael uma me chamou muito a atenção: o casal que vai para o Canadá estudar. A estratégia sugerida por ele e que estamos adotando é a seguinte: Em uma familia, um dos cônjuges deve aplicar para o visto de estudante, o outro cônjuge receberá um open work permit que lhe permite trabalhar em qualquer área da economia. Depois de 6 meses trabalhando no mesmo emprego com um open work permit, em qualquer posição, esse cônjuge pode pleitear uma residência permanente pelo Procincial TFW  através de uma Job offer simples sem necessidade de uma LMO.
          Essa estratégia permite que tenhamos opções, pois mesmo que ela não tenha o desfecho esperado, ainda permite que pleiteemos uma nova chance pelo Provincial Working Graduate ( recebendo 60% da Tuition paga de volta) ou mesmo pelo Federal CEC.
          Pesquisando a respeito das facilidades de adaptação na província do bisão, descobrimos que é o estado com os menores custos de Tuition de todo o Canadá, e também são baixos os custos de moradia.O governo tem uma linha de credito de até $ 10.000,00 para ajuda com os custos de licenciamento de recém-chegados, tem um programa de ajuda de custos para tradução juramentada no processo de validação do diploma, o conselho de fisioterapia oferece até 5 chances de aprovação na prova da ordem e se não consegui-lo, a partir da terceira tentativa tem cursos de capacitação complementar. A Universidade de Manitoba até agora se mostrou a única disponível para aproveitamento de créditos de graduandos estrangeiros que ainda estão estudando.
          Soma-se a tudo isso o fato de Winnipeg tambem ser uma cidade grande com ares de cidade pequena e... nós temos um vencedor!!! O estado do Bisão, Manitoba!!!  
         Essa semana assisti a um podcast do Caio Prezia, li alguns outros blogs de imigração e de pessoas que estão se preparando para o processo e, ficou bem claro que as regras do jogo tem mudado com muito mais frequência ultimamente, e por muitas vezes tem pego as pessoas em preparação desprevenidas. Então deve-se aproveitar ao máximo das características que o favorecem nesse determinado momento. Traduzindo para o bom Goianês: "Cavalo arriado só passa uma vez!"
          Estou conversando com alguns Recruiters de Colleges e Universities em Manitoba e pretendo publicar algumas entrevistas a respeito do processo de admissão, das perspectivas e do ponto de vista deles a respeito do estilo de vida em Manitoba. Portanto se tiverem algo que queiram saber é só deixar um recado ai nos comentários, que serei seu feliz interlocutor!!!

Abraço a todos!

Odilon.  
            
PS: Segue abaixo o Link para Download do Guia do Candidato Red River College:

Guia Manitoba - Português 
Valores e Programas 2014-2015
Programa de Lingua Inglesa
Requerimentos Lingua Inglesa RRC



45 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Odilon/Alessandra!

    Muito bom o post!
    Gostaria que meu marido estivesse mais empenhado/animado. Ele eng. civil e eu química, mas não trabalho com quimica.
    Vi cursos na assiniboine que parecem ser mais em conta, porém gostei da Red River. Eu sempre fico pensando, "quanto temos que ter para ficarmos lá no período do estudo?" Levando em consideração que um do casal não consiga trabalho de imediato.

    Até

    ResponderExcluir
  3. Ola Izabel Jordao! Muito obrigado pelo seu comentário! Esse grande elefante no meio da sala que ninguém gosta de falar, o dinheiro, vai ser tema de um dos próximos posts!!! Fique ligada nos anexos de cada post! Em Manitoba sua Linda tem um Guia em português para estudantes, fique a vontade o download e divulque

    ResponderExcluir
  4. Olá , os planos de minha família também é Manitoba, winnipeg. Já lia seu blog antes de vcs resolverem tentar manitoba. Os links no meu iPad não abrem. Nesse sábado iremos a na expuedu. Lá terão representantes da riverred. Iremos pesquisar muita coisa. Depois te passo o que conseguirmos. Boa sorte a nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário Juliana! Ficaremos gratos pelas informações! Li o seu Blog Criando Sorrisos, e percebi que sua profissão também e regulamentada no Canada. Esse é um ponto muito importante do qual quase não se tem notícia, e que o governo de maniçoba tem se mostrado muito solícito! Gostaria de escrever sobre isso também, e se puder gostaria de contar com sua colaboração! Abç! E Boa Sorte!

      Excluir
  5. Nossa,meu caro amigo de blogger,perfeito esse post!Muito interessante,e é exatamente o que farei sendo que,para Vancouver.Uma dúvida: Manitoba necessita mesmo de um vínculo províncial?Isso é de grande"ajuda " no processo?As visitas exploratórias já estão andando?Como faço para que todos,não só os que são BLOGGER,comentem meu blog?Desculpa tantas perguntas,rs. Muito boa sorte!Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana Paula! Obrigado por passar por aqui mais uma vez!
    Vi que o seu caso é bem parecido com o meu mesmo.Na nossa estrategia minha esposa aplicará para o mestrado e eu terei o open work permit. Apos trabalhar por 6 meses posso aplicar para o TFW de manitoba por QUALQUER profissao! Sem LMO! ( mesmo lavador de pratos!!!), E isso só acontece em Manitoba!
    Tem muita gente ajudando, dá uma lida no comentário do Kleber ( mora no canada a anos) la no post Qual caminho seguir!!
    Me manda um e-mail direto para ter teu contato e podemos ir esclarecendo essas duvidas aventura.canada2015@gmail.com a respeito do teu blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Odilon, nesse sábado fomos na feira de intercâmbio aqui em sp. Fomos direto no stand da red river. Conversamos com a Ellen que é a responsável pelos alunos estrangeiros lá no college, mora em winnipeg. Alguns planos meu mudaram após nossa conversa. Eu pretendia fazer um curso de adm na área da saúde . Conversando com ela resolvi fazer um curso mais curto , de um ano, de auxiliar odontologica e trabalhar na área part. Time e fazer o processo de validação do meu diploma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dra Juliana Negrão! Obrigado por compartilhar sobre a feira. Depois que voce comnetou descobri que eles estarão em Brasilia na quinta-feira e vou com minha esposa lá para poder saber mais sobre esses detalhes tambem.

      Excluir
    2. Oi Dra Juliana, tudo bem?
      Olhamos no site da Red River e só aceitam estudantes internacionas no Campus de Winkler. Será que essa informação está incorreta? Winkler é uma cidade muito pequena, como sou analista de sistemas pode ser que não encontre trabalho enquanto minha esposa estuda. Poderia tentar também emprego em outras áreas, mas não sei como funcionaria trabalhar em algo que não tenho experiência e ainda em outro país.

      Alguma dica?

      Odilon e Alessandra, muito obrigado pelas informações, fez olhar com outros olhos o processo de Manitoba :)

      Abraço,
      Paulo Henrique

      Excluir
    3. Olá Paulo Henrique! Conversamos com recruiters do RRC e em nenhum momento foi mencionado a respeito da restrição de campi. Na verdade alguns cursos que foram oferecidos a mim e minha esposa são em winnipeg mesmo.

      Excluir
  8. Odilon aonde você achou as informações sobre a validação do diploma de fisio? Gostaria de achar pra odontologia como é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda um e-mail aventura.canada2015@gmail.com que eu vou te mandar os links e os detalhes que eu conseguir, assim a gente mantem o contato.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi Juliana, tudo bem? Sou dentista no Paraná e fui aceita neste curso de assistente de dentista da Red River. Agora estou esperando pela liberaçao do meu visto de estudos e o Work Permit pro meu marido. Se tudo der certo começo o curso no dia 25 de agosto! *cruzando os dedos* Aqui tem algumas dicas e links com infos para exercer nossa profissão no Canada: http://www.immi-canada.com/blog/profisses-regulamentadas-odontologia/ . E aqui esta o órgao responsável pela validaçao de nosso diplima em Manitoba especificamente: http://www.manitobadentist.ca/ . Podemos manter contato se vc quiser e ainda estiver com os mesmos planos. =D Abraço... Dani

      Excluir
    4. Daniela, jâ está no Canadá? Também sou dentista e gostaria de tricar informações.
      Alécio
      draleciobp@hotmail.com

      Excluir
  9. Olá Odilon e Alessandra. Parabéns pelo blog!
    Descobri vocês através do "SOS"do Facebook e vejam que coincidência: também tínhamos (temos?) Calgary como 1a opção, porém tentaríamos a imigração pelo FSW. Como até abril não conseguiríamos reunir toda a documentação, a Maria João (MJ Consultoria) nos deu como opção processos provinciais ou via college.

    Vamos trocando informações :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, obrigado pelo comentário!! no post "qual caminho seguir?" falo um pouco sobre essa nossa escolha. E tem haver com a mao do governo para que os processos comecem pelo visto de estudante!! Dá uma conferida... Será um prazer poder trocar ideias com você!

      Excluir
  10. Estou conhecendo seu blog hj! Mas eu e meu marido estamos adorando! muitas idéias em comum!
    Vc nos estimula ainda mais a procurar qualidade de vida no Canadá!
    Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa!
    Abç
    Karine e Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine! Obrigado por seu comentário! Também fico muito satisfeito quando recebo o feedback de vocês. Estaremos a disposição sempre que precisar.

      Excluir
  11. Olá Odilon! Parabens pelo Blog.
    Eu e meu esposos começamos a planejar mudar de vida no ano passado, e desde do começo ele pesquisou muito e estamos decididos a ir pra Winnipeg, confesso que me sinto já no clima pré-viagem. nós temos 1 filha de 2 anos, e planejamos ir em fev/março de 2015 por questão de dinheiro, que virá da rescisão dos nossos empregos ao qual estamos a bastante tempo...
    No inicio eu iria já matriculada em um college, e ele com o work permit, mas nosso ingles não tão legal, e não temos graduação...
    Então decidimos que ele vai pra estudar ingles com study+work e em quanto ele estuda eu me empenho em casa e depois de pesquisar os cursos entrarei em uma das universidades dando a ele o visto de trabalho!
    Bom são planos e estamos sempre atentos e esperançosos!
    Vou continuar acompanhando seu blog e trocando informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigos Obrigado pelo comentário! Voces devem ficar atento a esse plano e talvez pensar em voltar ao plano do college! A partir de 1 junho/2014 o programa Study+work para cursos de idiomas estarão extintos. Só havera permissao de trabalho para quem for fazer cursos de estudo ou extensão de pelo menos 8 meses em um college ou universidade cadastrados! se precisarem de mais informações a respeito me manda um e-mail que te ajudo com o curso e a respeito do inglês !!! aventura.canada2015@gmail.com

      Excluir
  12. Olá Odilon e Alessandra,

    Muito legal seu blog, tirei muitas dúvidas... Eu e meu esposo começamos a planejar uma vida no canadá agora, estou vendo que muita gente já está em fase avançada de conhecimento dos processos de imigração. Pelo pouco que eu lí, não tenho NOC nem meu marido, sou formada em Adm e ele é Professor de Educação física, fiquei meio triste... Com base nesse perfil, que tipo de programas poderia servir para a gente? Temos 2 filhos, 1 e 7 anos. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula! Obrigado por comentar! Para profissões que não estão no NOC Manitoba é a melhor pedida para imigrar. e as opções são muitas manda um email para a gente assim vamos poder te ajudar com mais facilidade!

      Excluir
    2. Olá Odilon!
      Meu nome é Renata e eu e meu marido estamos querendo imigrar da mesma forma que vocês. Nossas profissões possuem NOC em Manitoba (Nutrição e Analista de Sistemas), só que eu não trabalho mais na minha área (sou servidora pública) e gostaria de fazer um curso de um ano para obter uma nova profissão lá, enquanto meu marido trabalharia full time. Mas a minha dúvida é: será que ele conseguiria trabalhar na área dele, mesmo com sua profissão possuindo NOC? Ele até possui umas certificações internacionais, mas não sei se isso daria a oportunidade de ele trabalhar em IT.
      Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho em compartilhar tantas informações conosco!!!!
      Grata :)

      Excluir
    3. Oi Renata,
      NOC é uma classificaçao das profissões, o que quer dizer que todas as profissoes prossuem um código NOC. A profissão dele nao é regulamentada, se nao me engano (como é a de dentista, medico e enfermeiro, por ex), entao nao há nada que impessa ele de trabalhar na área. Só tem que ralar e achar emprego mesmo. ;)

      Excluir
  13. Boa noite Odilon!

    Parabéns pelo blog!! Cheguei aqui pelo fórum do imigrar.

    Minha situação é parecida com a sua, a princípio pelas profissões e opção de programa de imigração. Também sou eng civil, minha esposa também é da área de saúde (dentista) e somos "vizinhos"... moramos em Brasília.

    Comecei a me interessar mais pela imigração no mês passado quando li sobre o processo de Nova Scotia, mas atualmente estou pensando em Manitoba mesmo.

    Minha esposa tem o inglês melhor que o meu, então ela deverá fazer o Ielts,que deve acontecer no começo de junho. Vamos ver no que vai dar.

    Outro aspecto que tenho que pensar também é no custo disso tudo. Temos duas filhas, o que aumenta a responsabilidade!!

    Enfim, vamos em frente!!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis! Obrigado por seu comentário! Acho a estrategia de imigrar como casal muito boa! A respeito do custo disso tudo escrevi um post sobre isso "O elefante no meio da sala", tem inclusive umas tabelas de orçamento familiar e planejamento pra poder te ajudar a compreender melhor as possibilidades.

      Excluir
  14. Boa tarde,

    Passando aqui apenas para agradecer e dar os parabéns pelas informações disponibilizadas, está nos ajudando bastante.

    Abraço
    Paulo Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por Comentar Paulo Henrique! Ficamos feliz em ajudar!

      Excluir
  15. Excelente blog e excelente post.

    Continuem com esse ótimo trabalho.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Vital! Respondo teu e-mail essa semana.

      Excluir
  16. oi Odilon e Alessandra desde ja lhe agradeço a boa vontade de ajudar as pessoas com essas informações valiosas.
    vamos para a pergunta, sou bacharel em contabilidade mas acabei de me forma e não trabalho na área trabalho, trabalho em construção e eu sei que tem todo esse processo de validação de diploma será que eu teria alguma chance.
    gostaria de saber se eu poderia lhe envia um e-mail para lhe pergunta mais coisas obg. Deus lhe aabençõe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dinho obrigado pelo comentário! Ficaremos muito gratos se pudermos ajudar em algo, fique a vontade para mandar um email com suas duvidas e contar um pouco da sua estrategia.

      Excluir
  17. obrigada por sua dedicaçao. gostaria de uma sugestao tb. serei a requerente principal pelo meu ingles. sou formada e dou aula. fui elegível para ontário. não era nosso lugar pretendido. mas, as circuntâncias nos fizeram pensar em toronto. bem, pensamos em pedir visto permanente. mas lendo os posts sobre study e work fiquei pensando como isso funciona. nao seria arriscado pedir as contas no trabalho e ter o risco de voltar por ter acabado o visto? isso só funciona em MA.? temos duas crisncas e é preciso ter td muito bem pensado.. porfavor, nos dê uma luz..!! thank you very much!! vivianne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, essa estratégia funciona em várias provícias, mas com alguns detalhes diferentes em cada uma delas. A vantagem de Manitoba é que a pessoa que for com o work permit pode pedir o PR Card ja com 6 meses de trabalho full time e NAO PRECISA SER AS PROFISSOES específicas da NOC 0, A ou B, como nas outras províncias. Isso quer dizer que mesmo se vc for gari ou lavar pratos vc pode aplicar. Por isso Manitoba fica mais "facil". Quanto ao risco de voltar, este existe sempre mas é mínimo,a nao ser que vc nao queira mesmo ficar por lá. Abaço.

      Excluir
    2. Olá Viviane e Daniela! obrigado pela participaçao de voces! Como a Daniela ja disse o risco faz parte de um processo de imigração, mas nesse caso temos poucos relatos de alguem que tenha tenatdo estender o seu vinculo depois do estudo e nao tenha conseguido.

      Excluir
  18. Olá, Odilon e Alessandra! Gostei muito de sua estratégia, mas fiquei em dúvida. Um vai se matricular em um curso de demanda e o outro vai tentar emprego na própria área mesmo sem ter feito a equivalência e provas do conselho? Estou vendo várias estratégias porque me formei em direito e estou vendo todas as possibilidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola obrigado por seu comentário!! E quase isso mesmo que você entendeu... A diferença e que estamos começando o processo de equivalência de diploma ainda aqui no Brasil, e quando chegar ao Canada pensamos em trabalhar em áreas correlatas a nossa profissão mas que não são regulamentadas. Ex: Dentista-Assit. Dentista, Fisioterapeuta-Assist. Reabilitação, Engenheiro-Cadista, Veterinário-Assist. Veterinário. Veja mais sobre esse assunto no nosso post sobre profissões regulamentadas!!!

      Excluir
  19. Odilon, boa noite. Minha esposa e eu temos há pelo menos 10 anos interesse em imigrar. Hoje com 2 filhos as chances aumentaram. Estávamos pensando em Nova Scotia, mas Manitoba, aparece como uma boa possibilidade. Minha esposa e eu (Publicitária e Engenheiro Telecom) não estamos na lista de profissões regulamentadas, entretanto, sou Gerente de Projetos, PMP, isso poderia abrir a possibilidade de Work permit para minha tentativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eugênio, Obrigado pelo comentário!!! Na verdade sua qualificação PMP é mto bem vista no Canadá, e pode te abrir algumas portas mesmo sem estar completamente licenciado como engenheiro. Só não pode esquecer que fluência no idioma é ainda mais importante que qualquer qualificação!! Da uma lida nos nossos posta sobre como preparar currículos e cover letters... E ainda o que esperar na entrevista de emprego! Abraço!

      Excluir
  20. Olá, obrigado por compartilhar as informações !. Gostaria de saber como é o clima em Manitoba em termos de ser seco e problemas respiratórios como no interior do Goiás (Brasilia). também gostaria de saber se vocês já viram algum trabalho para quem conhece a lingua francesa. Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Wladson, obrigado pelo comentário! O clima em Manitoba é quente e humido no verão, já que é uma regiaobde planície alagada, inclusive reclama-se muito dos mosquitos nessa época do ano. Quanto a língua Francesa, a província de Manitoba é a que mais francófona depois de Quebec. Contudo o idioma mais comum ainda é o Inglês!!!

      Excluir
  21. Bom dia, estou acompanhando seu blog e estou amando. Inicialmente estive pensando em imigrar por Quebec, mas tenho considerado Manitoba depois de ler alguns blogs. Ficamos muito interessados pela Visita Exploratória, mas estou começando a considerar estudar, caso não consiga a Visita. Por favor se puder me tire uma dúvida, eu por problemas de saúde não conclui minha faculdade e meu marido é formado em Sistemas de Informação, eu gostaria que ele fosse na visita ou, em segundo cado, pedir visto para estudo. É mais fácil eu pedir o visto para graduação e ele trabalho ou ele pedir visto para uma especialização na área dele e eu ir com visto de trabalho?
    Agradecemos desde já.
    Abraços,
    Deborah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Processo de visita exploratória está fechado até 2015, Mas ele poderia sim te acompanhar ou estudar . Visto de trabalho direto atualmente é quase impossível,

      Excluir

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...