English Version

English Version
English Version

quinta-feira, 6 de março de 2014

Educação é a chave do Sucesso

        O processo de imigrar legalmente para outro país envolve uma palavra chave: Estudo. É necessário estudo da língua (proficiência em Francês e/ou Inglês no caso do Canada), estudo da cultura ( datas importantes, historia, musica), estudo do ritmo de vida ( mercado de trabalho, leis, cotidiano), e por fim o estudo acadêmico.
         Nesse post gostaria de focar nesse ultimo, o estudo acadêmico. Apesar de a experiência de trabalho canadense ser um fator crucial na realização do objetivo de viver bem, no Canada, a graduação em uma instituição de ensino credenciada pode ser a porta de entrada mais próxima para esse sonho. As facilidades para a realização da residência permanente em solo canadense após a conclusão de um curso de graduação, mestrado ou doutorado são imensas:
         Os graduandos de instituições canadenses podem se candidatar a extensão do prazo de permanência  por um período igual ao curso graduado. O curso deve ser full-time e ter no minimo oito meses de duração, sendo que a permanência pode ser estendida por no máximo três anos. Isso significa que se você for admitido e se graduar em um mestrado de dois anos, por exemplo, pode solicitar a permanência por mais dois anos com autorização para trabalho na área em que graduou.
         Concluir um curso de especialização em uma instituição de ensino canadense na área em que pretende trabalhar pode lhe ajudar a construir algo que, nós imigrantes perdemos assim que o avião levanta voo de nossa terra natal, uma Network. Empresas de todo o mundo estão sempre em contato com instituições de ensino na busca de mão de obra qualificada, e isso não é diferente no Canada, principalmente em profissões regulamentadas.
         Em relação as profissões regulamentadas, um processo de formação acadêmica canadense vai lhe por a par dos processos, métodos, e técnicas utilizados localmente. Você poderá entrar em contato com os anseios do mercado em relação a sua profissão, e ao final de curso quando resolver aceitar uma oferta de emprego não precisará necessariamente ser em um entry level. Não são raros os casos de pessoas que por não terem experiencia canadense pleiteiam uma vaga do tipo, entry level, e são rejeitadas pois são overqualified para aquela posição.
         Quando o estudante estiver acompanhado por um cônjuge, esposo ou esposa, o acompanhante tem direito a um "open work permit".Um open work permit lhe permite trabalhar em qualquer área da economia canadense desde que o visto do outro cônjuge esteja valido. Isso permite que a família possa ser sustentada com muito mais conforto, que somente com as economias feitas em sua terra natal. 
         Por fim com experiência e qualificação, e um emprego firme, fica bem mais fácil de obter visto de residencia permanente por qualquer programa, seja ele federal ou provincial.
         Depois de muito pesquisar, decidimos que esse é o caminho que queremos tomar, e tudo indica que nosso destino deve ser Manitoba. Mas esse é assunto para outro post... Fica aqui a dica... "Educação é a chave para o sucesso" do seu projeto de mudança para o Canada.

Odilon.

2 comentários:

  1. Olá Alessandra/Odilon!

    Vi que são novos aqui. Gostei do blog!!

    Também li bastante sobre Manitoba no site Imigrar do Rafael.

    Ainda não estou em nenhum processo, mas certamente esse seria minha segunda opção.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Olá Izabel! Obrigado por seu comentário! Também acompanhamos o Rafael! E decidimos aproveitar o momento favorável em Manitoba para a nossa mudança! O processo via visto de estudante está muito mais sob o nosso controle que no processo Federal por exemplo... e quando fizer o post sobre os custos, você poderá ver que eles se equivalem...Abraço!!

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...