English Version

English Version
English Version

quarta-feira, 5 de março de 2014

Qual Caminho Seguir?

               Desde o ano passado quando começamos a considerar a possibilidade de estudar e morar no Canada, nos deparamos com um mar de possibilidades. Diferente de outros países o Canada está bastante aberto a receber novos moradores, a pluralidade é tanta que comumente se diz que há mais de "50 maneiras diferentes de imigrar para o Canada Legalmente", sendo que o mais conhecido é o FSWP( Programa Federal). Essa quantidade de opções pode muitas vezes atrapalhar o processo ao invés de ajudar.
                Nesse ano de 2014 houve uma mudança no FSWP, alguns novos critérios de seleção foram adotados, como o nível de conhecimento do idioma (IELTS minimo 6),a idade, a área de atuaçao (24 profissões), e o mais importante, a limitação de no máximo 5000 inscrições. São 300 inscriçoes por profissão por ano. O Grande detalhe é que em caso de uma Job Offer  de uma empresa canadense o candidato não fica restrito a limitação de no máximo 5000 inscrições ou mesmo a lista de 24 profissões.
                Um erro muito comum dos candidatos é assumir que Job Offer se resume simplesmente a uma carta de intenções de algum empregador canadense. A verdade é que para praticamente todos os precessos de imigração, via visto de trabalho temporário, ou de trabalho especializado (skilled worker) a carta de intenções só terá valor se acompanhada de uma LMO ( Labour Market Opinion). A presença de uma LMO em seu processo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso, e o desperdício de sua preciosa poupança.
                Outro erro muito comum é assumir que por causa da necessidade de mão de obra os empregadores canadenses estejam dispostos a passar por esse processo tão burocrático, lento e caro por um potencial funcionário que ainda não está familiarizado com as peculiaridades do mercado de trabalho canadense. Durante a nossa pesquisa percebemos que alem das barreiras do clima, da língua e da cultura, todo candidato a imigrante enfrenta também um ultimo e grande desafio... a tão falada e tão importante Experiência Canadense.
                 A experiência canadense costuma ser ignorada por todos os que estão ansiosos por mudar de ares, mas todos os que já imigraram podem atestar o quanto ela é importante para se conseguir um trabalho, assim como para se manter nele. Para nós que ainda estamos aqui nessas terras tupiniquins  esperando o dia de partir esse é um território um tanto difícil de explorar, mas que a palestra do Dr Lionel Laroche pode ajudar a entender. Recomendo veementemente que se você tem intenção de se estabelecer no canada seja para estudar ou imigrar que gaste cerca de 40min para assistir essa palestra integralmente( partes 1 a 4).
                A experiência canadense se tornou um fator tao importante no processo de imigração que o Governo do Canada indiretamente, está forçando os novos candidatos a experimenta-la na forma de um período de estudos. Isso fica muito claro quando observamos quão rápido e descomplicados estão os processos para visto de estudante.A aprovação em cursos acadêmicos de no minimo oito meses garantem o direito de participar de programas de imigração permanente como o CEC (Canadiam Experience Class) e os muitos PNPs (Provincial Nominee Programs).
               Os benefícios desse  processo de adaptação indireta são, a facilidade de inserção no mercado de trabalho após uma "qualificação canadense", conhecimento das peculiaridades do mercado de trabalho e da sociedade canadense e adaptação ao clima e a cultura local. Apesar de ser um pouco frustrante toda essa espera para os nossos corações tão ansiosos, ao final dessa escada de tantos degraus estamos experimentando a genuína mentalidade canadense, de mudanças lentas e continuas.
                Espero ter contribuído com vocês!!! fiquem a vontade para expressar suas próprias descobertas nos comentários a baixo... 

Odilon

PS: O processo federal foi re-aberto em 1 de maio de 2014  com mais de 90 profissoes e deve ficar aberto até 31 de dezembro quando entra em vigor o novo processo do Express Entry.

17 comentários:

  1. Olá Odilon,
    Estamos com um plano bem parecido com o seu, mas por hora estamos pensando em ir para Calgary mesmo, nada definido, mas as chances são maiores pra essa cidade. Estamos acompanhando você. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Walter! obrigado pelo comentário! Como escrevi no post http://frozenpequicanada.blogspot.com.br/2014/03/manitoba-sua-linda.html
    Também estava muito inclinado a ir por Calgary, mas com a experiencia de quem ja morou fora do Pais, resolvi seguir a regra numero 1: nunca perca uma oportunidade de legalizar! quanto mais fácil melhor! O resto se ajeita depois!
    Se voce pretende trabalhar em uma profissão regulamentada CUIDADO! Licenciamento em algumas profissões regulamentadas podem demorar até 3 anos para o execício pleno!
    E as facilidades oferecidas por Manitoba nesse aspecto estão imbatíveis!
    Vamos continuar a troca de Idéias

    ResponderExcluir
  3. Oi, Odilon.

    Já faz um tempo que imigrei mas pelo visto não houve grandes mudanças no processo de imigração. É mesmo o critério de seleção que se fica se alterando de ano para ano.

    Deixo aqui o meu comentário sobre a "experiência canadense". Como o país é multi-cultural, a experiênca traduz-se no seu comportamento perante tantas culturas diferentes.

    Basta se lembrar que anedotas com contexto étnico não são bem-vindas no ambiente de trabalho daqui, daí o canadense dá preferência a quem já tenha trabalhado em uma empresa daqui.

    Então sem experiência, sem emprego. Sem emprego, sem experiência. E como sair desse ciclo vicioso ? Há vários programas oferecidos pelo governo estadual para ajudar o imigrante nesse aspecto e acho que vc já mencionou alguns deles. Mas isso significa trabalhar sem remuneração por um tempo.

    Falando em ficar sem remuneração, o pessoal das carreiras médica e de engenharia devem estar preparados por um tal período pois antes de entrar no mercado de trabalho precisarão obter uma licença com a Associação Profissional do estado ("province"), e isso pode demorar tempo (6 meses a 1 ano, ou mais).

    E, é claro, a fluência na língua do estado onde vai morar ajuda muito. Um gerente vindo do Brasil com pouca fluência na língua (inglesa / francesa) provavelmente começará numa posição inferior à que tinha, o que é normal, até que esteja mais preparado para dialogar com os clientes da empresa.

    O meu caso: como sou de TI e já tinha uma grande fluência em inglês quando cheguei aqui, tive a sorte de não passar por metade do que disse acima. Mas conheci vários profissionais que tiveram uma ou mais das experiências acima, daí mencionei-as.

    Uma dica que repasso (ouvi do Consulado antes de imigrar) é de "não" vir para cá no inverno. É mais difícil de correr atrás de emprego e isso causa ansiedade, que se soma aquela de estar nim país estrangeiro.

    Boa sorte !

    Kleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado por esse post Kleber! A sua experiência foi esclarecedora! Já tinha ouvido que os profissionais de TI tem mais facilidade mesmo, pois até as terminologias da área são as mesmas. Mas como tentei esplicar ao +Walter Braga, estou bem preocupado com esse período de licenciamento, e por isso Manitoba tem sido nossa favorita. O Governo da província e as associações estão fazendo de tudo pra ajudar o escolher nesse processo para conseguir atrair mais gente! Continue seguindo a gente e de uma mãozinha a esses corações tão ansiosos!!!

      Excluir
  4. Olá, eu e minha noiva estamos estudando imigrar para Manitoba. Me parece que nosso caso é diferente do que a maioria, que tem curso superior e consegue imigrar pelo FSW. Eu tenho 26 e ela 22, ambos temos apenas curso técnico e não atuamos diretamente na nossa área de formação, o que gera mais um problema de experiência.
    Seu texto é realmente um ponto fora da curva, porque realmente a maioria dos blogs e sites não tocam nesse assunto com a importância devida. Para nós possivelmente a melhor forma de imigrar seja com um study permit + canadian experience, o que tornaria o processo bem caro para nós considerando o gasto com college + o dinheiro que o governo considera mínimo para descer em solo canadense.
    Conheci seu blog hoje e me parece bem interessante, irei ver todos os posts do início. Obrigado pelas dicas e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ericson Correa! Acho que o processo de Manitoba é perfeito pra vocês que não tem curso superior e quer ir estudar e trabalhar. Eu explico um pouco melhor isso no "Manitoba sua Linda" o TFW provincial de Manitoba nao exige que o cargo com oferta de emprego seja NOC 0AB, pode ser até de entregador de pizza, e mesmo assim com 6 meses de experiência canadense voce pode aplicar! Vamos tirando as duvidas juntos! se queiser tirar duvidas em privado é so mandar um e-mail para o contato aventura.canada2015@gmail.com

      Excluir
  5. Olá Odilon,
    Estou lendo o seu blog e em primeiro lugar gostaria de te dar os Parabéns!! Muito bom...
    Eu e meu marido estamos estudando as possibilidades de imigração...Sou fisioterapeuta assim como sua esposa, você pode me informar como é a equivalência por lá?
    Desde já agradeço,
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila! Obrigado por esse comentário! Manda um e-mail no aventura.canada2015@gamil.com assim vou gravar o teu contato e posso de mandar os links que nos já temos.

      Excluir
  6. Odilon Parabéns pelo post. Você sabe me informar como está o processo de imigração através de estudos para Quebec. Li em algum lugar que só com estudos com mais de 1800 h consigo imigrar. Está certo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana obrigado pelo Comentário! Não tenho muitas informações sobre Quebec, só mesmo que os processos por lá são os mais enrolados de todo os Canadá! Tem famílias a mais de 2 anos na fila de espera, algumas tiveram o processo pelo qual pagaram extraviados e ficaram anos sem resposta! Dá uma passada no blog do Rafael http://www.imigrar.com.br/ que ele sabe de muita coisa!

      Excluir
  7. Informações valiosas Odilon, Parabéns. Em pensar que um agente na Expoedu chegou a falar em 300K para uma família de 4 pessoas, em conta corrente no prazo mínimo de 3 meses.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra obrigado pelo comentario! Eles geralmente pedem 4 meses de extratos bancários e poupanças, mas os valores mínimos não chegam a ser 300k. Mas tambem nao dá pra viver levando só a quantia minima que eles recomendam por isso fiz as planilhas assim podemos ter uma noção da quantia minima real que devemos levar!

      Excluir
    2. Olá Sandra, também fomos na Expoedu, foi bem legal conhecer algumas faculdades mais de perto, mas também vimos e ouvimos muita coisa errada lá, seja das agências ou dos próprios colleges.Conclusão que chegamos é que eles talvez não sejam as melhores pessoas para tirar dúvidas relacionadas a visto. rs

      Excluir
    3. Olá Walter Braga obrigado por passar por aqui mais uma vez! Na verdade conversando com um recruiter de um College ele me disse que eles são recomendados a não falar sobre imigração, que esse é um problema que os alunos devem resolver por conta própria, para não haver implicações futuras para a escola. Na verdade o valor minimo exigido calculado pela imigração leva em conta os custos reduzidos, da moradia subsidiada no campus. por isso são tao baixos.

      Excluir
  8. Oi gente!! Estou acessando pela primeira vez e adorei o blog de vcs! Realmente sem rodeios e muito bem explicado! Parabéns! Estamos estudando nosso plano de imigração desde agosto passado. À princípio estávamos apenas "estudando", fazendo alguns contatos pra ver a real situação e viabilidade do "sonho"... Somente agora é que estamos dando o 'start'! Estudei os blogs, as províncias, de tudo um pouco, fiz simulados para o IELTS, e minha prova está marcada para 05/04/14 (crossed fingers). Enfim, já estamos na fase de reunir documentos. Quero aplicar e ir ainda esse ano pelo Study Permit. Pretendemos ir para BC, mas acabei sabendo nas novas regras de Nova Scotia e minha profissão está na lista (NOC 0).... Confesso que é bem tentador! O que vcs acham? Gostaria de trocar mais idéias!
    Abs! Jaqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline obrigado pelo comentário! Seja bem vinda ao Frozen Pequi! estamos planejando ir em 2015 também atraves de um plano de estudo mas através de Manitoba falo mais disso no "manitoba sua linda" e tambem explicamos porque nao escolhemos nova scotia em "nova scotia legalzinha" ... vamos trocando ideias manda um email pra gente para mantermos o contato.

      Excluir
  9. Olá!
    Vi que meu blog está na lista de favoritos de vcs e fiquei ultra-mega felizzzzzzzz! Obrigada!

    Não acompanho mais os blogs de imigração porque fiz isso durante os quase 3 anos do processo e lia t-u-d-o.... quase enlouqueci...hahaha.... mas valeu a pena! :)

    Desejo um SUPER sucesso para vcs! O Canadá é o melhor lugar do mundo, vcs vão amar! :)

    Quando der uma folga vou vir aqui acompanhar as aventuras de vocês!

    Boa sorte e se precisarem de alguma info aparece lá no Blog, ok?

    Abs

    Cecilia (Dupla)

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...