English Version

English Version
English Version

quinta-feira, 24 de julho de 2014

International Mobility Program, conhecendo o caminho da Pedras!!!

   Olá amigos do Frozen Pequi! Os Seguidores do blog com mais de trinta anos de idade talvez se lembrem de como era difícil conseguir fazer uma ligação telefônica. Nos primórdios da telecomunicação ter uma aparelho particular era praticamente um luxo, assim como a geladeira o foi na década de 50. Mas conseguir uma ligação telefônica de longa distancia então não era tarefa fácil, o cliente precisava se dirigir a um centro telefonia, de dentro de uma cabine chamar uma central telefônica e requisitar que a telefonista lhe conectasse com determinado usuário, ao final da chamada o valor da ligação era pago avista na central de telefonia. Esse processo bem segmentado e cheio de etapas estava sempre suscetível a problemas; o sucesso da realização de uma simples chamada dependia de o posto de telefonia estar em horário de funcionamento, dependia do humor e da boa vontade da telefonista que transferia as chamadas, dependia da manutenção dos escassos aparelhos telefônicos estarem em dia e funcionando e dependia do usuário ter consigo alguns trocados em dinheiro para pagar pelas ligações avista. Naquela época não existia caixa eletrônico  então que desejasse fazer uma ligação no domingo, deveria se programar desde a tarde de sexta-feira para passar no banco e garantir uns trocados no fim de semana.
      Esse panorama do principio da telefonia é quase surreal diante da realidade dos Smartphones de hoje, que com apenas poucos toques são capazes de abrir uma janela para o mundo. Os telefones se tornaram computadores pessoais que colocam na palma da mão do usuário informações e poderes nunca antes imaginados. Mas afinal, o que essa historia tem haver com o processo de imigração para o Canadá?!
      De maneira simplista podemos dizer que o International Mobility Program-IMP está para a imigração assim como os Smartphones para a telefonia, e por consequência o TFW  e o processo de  LMIA são o velho centro telefônico. Isso acontece porque o IMP é a solução mais simples, o acesso mais prático e dinâmico ao mercado de trabalho Canadense. Como um smartphone mais novo ele também não é barato mas proporciona inúmeras vantagens. Existem algumas atividades que não precisam de work permit para serem exercidas, mas outras apesar de precisarem de um work permit estão isentas do processo de LMIA.
     O IMP engloba todas as vertentes de permissão de trabalho que não precisam de uma LMIA sob o mesmo regime de regras. Pessoas de algumas nacionalidades especificas ou de alguns tipos de visto são exceções a necessidade de uma LMIA, para ocupar uma vaga de emprego em uma empresa Canadense.Esse sistema de exceção existe principalmente para oferecer competitividade ao mercado Canadense em acordos de cooperação entre países, como o NAFTA e outros. Mobilidade da mão-de-obra é um dos princípios básicos desse tipo de acordo, e um pais que imponha barreiras nesse sentido pode perder competitividade para outros do mesmo bloco. Para se ter uma idéia de como isso pode acontecer basta olhar os dados do ESDC de 2011, enquanto 12.000 americanos trabalharam no Canadá através do NAFTA, cerca de 39.000 pessoas do já minguado mercado de trabalho canadense foram trabalhar nos Estados Unidos.
    Além de acordos de cooperação multilateral como o NAFTA também participam desse programa de exceção a LMIA, funcionários de empresas multinacionais Canadenses em processo de transferência interna, Jovens e Estudantes dos 32 países pertencentes ao programa International Experiencie Canadá  e Estudantes Acadêmicos de universidades ou instituições de ensino afiliadas e seus cônjuges.
    Muitos cidadãos de outros países que possuem algum tipo de tratado internacional com o Canadá podem se inscrever para uma permissão de trabalho sem que o empregador precise obter uma LMIA para aquela vaga. Contudo dento do âmbito do IMP os empregadores continuarão não precisando de uma LMIA mas terão de transmitir para o CIC todas as informações relevantes a respeito da vaga, e só depois disso é que o candidato terá direito de se inscrever junto ao CIC para a sua permissão de trabalho. Haverá ainda a instituição de uma taxa de CAD$ 230,00 para cada work permit emitido por este sistema para o custeamento do processo, e o governo espera com isso poder conseguir informações relevantes de monitoramento do programa.
   Essa regra também vale para jovens trabalhadores oriundos do programa International Experiencie Canadá no qual cidadãos dos 32 países que tem acordo bi-lateral com o Canadá tem acesso a um programa de intercambio profissional facilitado. Esses programas de intercambio passarão por uma revisão, um por um, para assegurar que haja equilíbrio entre os países envolvidos, alem disso haverá a implementação de uma campanha de popularização do programa entre os jovens Canadenses. Funcionários de empresas de multinacionais canadenses em processo de transferência também precisarão passar informações ao CIC que se certificará que as posições sendo ocupadas realmente exigem algum grau de especialização.
   Existe ainda um outros grupos de pessoas  que são exceção a necessidade de uma LMIA para obtenção de um Work Permit, são os estudantes de cursos acadêmicos, cônjuges de estudantes e cônjuges de portadores de work permit de outro tipo. A diferença dessa categoria para as outras exceções de LMIA é que nesse caso os Work Permit expedidos são do tipo OPEN, sem restrição sobre empregador,  e que através do IMP custarão CAD$ 100,00.

      Não é a primeira vez no Frozen Pequi que falamos a respeito da suspeita de uma facilitação velada do caminho para a residência permanente, através do programa de estudos. Se colocarmos na balança todas as modificações relatadas nos últimos dois posts (aqui e aqui) e também o aperto nos outros programas de exceção de LMIA, quase podemos dizer que o Governo do Canadá colocou uma placa dizendo "Vagas Aqui" em todo o sistema de estudos acadêmicos.Tanto o FSW e o CEC dão vantagens claras aos que graduam por uma Instituição de Ensino Canadense, olha que nem falamos ainda da benesses provinciais. Algumas províncias devolvem até 60% do valor gasto com tuition para o estudante que resolver ficar definitivamente após a graduação. Existe uma preocupação clara do Governo do Canadá para que pessoas oriundas do regime de Residência temporária(trabalho temporário ou estudo), sejam levadas para o regime de Residência Permanente-PR, e uma das razoes para esse esforço é o aspecto econômico local.
       Indivíduos sob o regime de residência provisória não se estabelecem, geralmente transferem boa parte de seus rendimentos para os países de origem, moram precariamente muita das vezes dividindo um aluguel com mais cinco ou seis pessoas, raramente investem na compra de um automóvel, imóvel ou outro bem de consumo durável. Quando se estabelecem provisoriamente as pessoas geralmente só investem no essencial, gastam menos com vestuário, não gastam com atrações de lazer e cultura, se alimentam precariamente e muitas das vezes se apoiam na rede de assistência social, ou seja não movimentam a economia local apesar de contribuírem com seus impostos. 
    Mesmo os que chegam ao Canadá pela primeira vez já pelo programa de residência permanente, enfrentam problemas de adaptação ao peculiar mercado de trabalho Canadense, e o reconhecimento de credenciais parece ser o maior deles. Apesar do Governo reconhecer as habilidades e os títulos dos candidatos a ponto de garantir-lhes vaga no programa de PR, o mesmo não é necessariamente verdade quando se trata do mercado de trabalho e a inaptidão de exercer a profissão para a qual foram escolhidos no processo de imigração é a maior reclamação entre os recém-chegados. Profissionais, plenos em seus países de origem, geralmente são forçados pelo mercado a voltar para o banco da escola e até mesmo aceitar posições de nível técnico inferior as que ocupavam para ter acesso ao mercado de trabalho.
   Existem vários fatores que podem impactar na inserção no mercado de trabalho como a adaptação ao idioma, adaptação as novas estruturas de currículo como Cover Letter e Resume, adaptação a cultura de trabalho local,  mas principalmente o reconhecimento e validação do diploma do ensino superior. Esse ultimo item é um obstáculo especial no caminho dos que pertencem a categoria de uma das profissões regulamentadas, processos para obtenção da licença plena para exercer a profissão podem demorar de 1 a 4 ou 5 anos, dependendo da carreira escolhida. Estudos estatísticos mostram que imigrantes recém-chegados recebem cerca de 20% menos que sua contra-parte canadense, 5 anos após sua chegada ao pais essa diferença diminui para 12%, e 10 anos após a sua chegada essa diferença é ainda de 4%.
   Não são raros os casos em que a primeira geração de imigrantes fica presa a base da piramide do mercado de trabalho, mas seus filhos que usufruíram do sistema de ensino canadense conseguem criar um ponto de virada de suas histórias. E talvez seja por isso o governo tenha aberto um caminho mais seguro, e de desenvolvimento continuo através do programa de estudos para os que desejam imigrar.
   Outro motivo para o Governo incentivar o programa de estudos são os dividendos que alunos estrangeiros trazem nesse processo. O sistema de ensino superior no Canadá é pago assim como em outros países, mas ele é fortemente subsidiado pelo Governo Federal e Provincial para estudantes locais. Por isso há uma disparidade enorme entre o custo da Tuition dos Canadenses e dos estudantes estrangeiros. Estudantes estrangeiros chegam a pagar 4 vezes o valor de um canadense comum e a contribuição desses montante para a economia local não pode ser subestimada, vejamos:  O governo estima que em 2020 cerca de 500 mil estudantes de todo o mundo deverão vir para o Canadá, se cada um tiver de pagar uma Tuition média de CAD$ 15.000,00  estaremos falando de um setor na economia que movimenta só com tuition de estudantes estrangeiros 7,5 bilhoes de dólares por ano, se levarmos em consideração que para ingresso com o visto de estudante o estrangeiro precisará trazer no minimo mais CAD$ 10.000,00 para despesas pessoais esse numero pula para 12,5 Bilhões de dólares por ano. Pode não parecer muito para uma economia de 1,5 Trilhões de dólares, mas é aproximadamente o mesmo volume de dinheiro movimentado por ano pela Industria de Arte e Entretenimento, e corresponde a metade do valor da industria da Agricultura Caça e Pesca no Canadá.
    Outros benefícios do programa de estudos ser a porta de entrada para o Canadá é que o candidato será exposto a cultura e a diversidade local, terá um tempo maior de familiarização com o idioma, inclusive com os termos técnicos da sua profissão.O candidato terá ainda a oportunidade de estagiar e conhecer o mercado de trabalho em uma condição onde os erros são parte do aprendizado e a absorvição do conhecimento fica mais natural e as raízes crescem. 
     Enfim, as facilidades provenientes do open work permit podem trabalhar em seu benefício e para os que vão fazer essa jornada como casal os benefícios são ainda maiores, como vocês já sabem através do Frozen Pequi, na província de Manitoba o cônjuge do estudante trabalhando full-time por 6 meses no mesmo emprego pode se inscrever para residência permanente através do processo provincial. portanto não percamos tempo e vamos aos livros!!!






Abraço.

Odilon.


PS: Tenho visto muita gente especulando sobre pegar o PR pelo processo de nomeação de uma província e depois se mudar para outra, pois afinal o PR é nacional "e você é livre para ir e vir de onde quiser". O PR realmente é nacional, mas quando o consegue por nomeação de  uma determinada província é esperado que o candidato fique lá, embora possa viver normalmente em outro lugar enquanto seu PR tiver validade, podem e devem haver problemas para sua renovação, ou mesmo problemas quando do pedido para a cidadania canadense. O Governo está monitorando esses movimentos e pode ser que depois de ter construído toda uma vida no Canadá o candidato tenha de voltar porque não está mais apto para a cidadania ou a renovação do seu PR por ter "traído" a sua província de origem.

8 comentários:

  1. Olá Odilon e Alessandra!

    Excelente texto, assim como os outros que venho acompanhando.
    É... a saga pelo melhor processo, entende-se tempo de espera e finanças, ainda continua. Parece-me que o processo que começará em 2015 virá para mudar o cenário, obrigando a pessoa a estar no Cnd , impressão minha.

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Isabel! Foi exatamente isso que aconteceu na Australia quando implementaram programa semelhante, a proporção de vistos caiu drasticamente para os que aplicavam de fora do país, e pelo visto o canada se encaminha para o mesmo modelo.

      Excluir
  2. Perfeito, confesso que andei afastadas de informações á respeito,mas venho aqui e é tudo esclarecido. Perfeito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Ana! Deus abencõe você e sua familia!

      Excluir
  3. Valeu Odilon Alessandra pelo esforço e tempo gasto para o esclarecimento de tantas dúvidas que vêem as nossas mentes.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentario! estamos sempre a disposição!

      Excluir
  4. Adorei o texto! fiquei com uma dúvida: Pelo que li então a ideia é q o estudante internacional possa aplicar para o work permit sem precisar de um LMIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcus!
      Obrigado por comentar! Isso mesmo estudantes de curso academico e seus conjuges nao precisam de passar pelo processo de LMIA para poder trabalhar. Se voce quiser saber mais sobre os programas de estudos que te permitem isso manda um e-mail para o pessoal da Overseas Frontiers : contato.overseas@gmail.com

      Excluir

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...