English Version

English Version
English Version

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Alhos e Bugalhos!!! Equivalência e Validação de Diploma!!

  Olá Amigos do Frozen Pequi! Gostaria de conversar hoje sobre um velho ditado, aquele que nossas Avós costumavam falar mas  nunca entendiamos o que realmente era. Quando misturávamos varias informações e havia um mal entendido, elas sempre diziam: "Meu filho, você está misturando alhos com bugalhos!". Nas minhas andanças pelo universo da internet nas ultimas semanas, principalmente em grupos sobre imigração, percebi uma certa confusão generalizada sobre o reconhecimento de credenciais de educação superior. Esse tema é muito importante para a determinação da estratégia de imigração, para definição da mudança ou não de carreira e até mesmo uma decisão definitiva pela desistência em mudar de país. Já escrevemos aqui no blog do Frozen Pequi um texto sobre a diferença entre profissões regulamentadas e não-regulamentadas, que também aborda o assunto sobre credenciais acadêmicas, então recomendo uma rápida re-leitura do mesmo antes de continuar.
    Estudar no exterior e imigrar nunca é o caminho mais fácil. Conseguir ainda levar consigo, de maneira efetiva, todo seu histórico acadêmico e experiencia profissional pode tornar essa tarefa exponencialmente mais difícil. Talvez por isso os processos de imigração sejam encarados com mais receptividade pelos jovens em inicio de carreira do que por profissionais maduros. Mas Fatores externos como  economia e a violência podem influenciar na tomada de decisão de vários profissionais com carreira e experiencia estabelecidas, que passam a considerar uma mudança radical como a imigração uma opção. Esse último padrão de perfil tem se tornado bem comum nas comunidades de imigrantes para o Canadá, já que o programa de imigração privilegia candidatos "qualificados" e é exatamente nesse ponto que surgem os questionamentos: O que fazer? Como fazer? Posso ser reconhecido em minha formação profissional? Posso trabalhar na mesma área que atuava no Brasil? Quanto vou gastar? Quanto tempo leva?
    Responder cada uma dessas perguntas exigem duas qualidades principais: a primeira é uma boa capacidade de leitura em Inglês ou Frances, já que a maior parte das instituições que tratam desses processos não disponibilizam informações em outro idioma. A segunda qualidade essencial é o empreendedorismo, dificilmente alguém encontrará a reposta para todas as duvidas em um único site na web, pesquisas em múltiplos órgãos e associações tomarão boa parte do seu tempo livre. A burocracia com documentos, taxas, traduções, testes e serviço postal vão testar sua organização, paciência e perseverança do mesmo modo que um novo negocio desafia seu empreendedor. E se você chegou até aqui e achou tudo isso trabalhoso e complicado demais, devo informar que talvez imigração não seja uma boa opção para você!
     Para que os alhos e bugalhos sejam diferenciados é imprescindível a compreensão do significado da palavra assessment. A tradução literal de assessment é : Avaliação! Isso significa que no seja no processo FSW ou no futuro Express Entry, quando o Governo requer do candidato um Educational Credential Assessment (ECA) em um dos cinco órgãos cadastrados, está buscando a "opinião" de uma instituição especializada sobre, em qual grau de formação da escala Canadense a titularidade da formação Brasileira se encaixa. Veja o exemplo da tabela abaixo:
     Essencialmente ao final de um assessment educacional o que se tem é uma posição(um relatório) sobre a equivalência educacional do profissional formado no exterior. Alem das cinco instituições designadas para o processo federal ( CES, WES, ICAS, MCC e PEBC) ainda existem outras instituições que também fazem esse serviço para outros fins, como a IQAS. Há uma pluralidade de instituições que fazem esse tipo de avaliação, basicamente toda instituição que precisa de alguma comprovação acadêmica (Universidades, Sindicatos, Órgãos públicos, Empregadores e etc) faz o seu próprio assessment, algumas poucas instituições aceitam o procedimento realizado em outros lugares. Essa singularidade na avaliação é a causa de tanta confusão quanto a equivalência educacional e um dos grandes problemas enfrentados por quem tem a formação profissional concluída fora do Canadá. 
     Um assessment básico geralmente envolve o pagamento de uma taxa que pode ir de $ 75 a 300 CAD e o envio de seus certificados e histórico escolar de nível médio e/ou superior com as respectivas traduções juramentadas. As regras vão variar dependendo do propósito e da instituição certificadora, algumas instituições vão permitir que seja enviado pelo profissional copias autenticadas de todos esses documentos, mais as versões originais enviadas diretamente das instituições de ensino, em papel timbrado, envelope timbrado, lacrado e tudo coberto pelos devidos carimbos, selos e assinatura dos responsáveis das instituições de ensino. Outras pedem versões originais  e traduções originais de todos os documentos, e prometem devolve-los intactos ao final do processo (Você confia seu diploma aos correios?!).
     Como já explicamos no outro post, aqueles que trabalham em carreiras não-regulamentadas não precisam necessariamente passar  por esse drama. Contudo um assessment básico pode trazer mais credibilidade ao currículo do candidato, sendo que muitas das grandes empresas exigem que seus futuros empregados sejam filiados ou certificados em algum sindicato profissional, que para tanto exigirão ou farão um ECA. 
     No acaso das profissões regulamentadas, no inicio do processo de licenciamento para praticar a profissão também é feito um assessment da formação profissional do profissional estrangeiro. Essa avaliação pode custar na casa das centenas ou milhares de dólares, e é conduzida por uma junta acadêmica da ordem ou associação profissional. Para que uma avaliação mais minuciosa seja conduzida algumas associações exigem alem dos certificados e do histórico escolar, as ementas e planos de estudo (Syllabus) de cada matéria cursada durante sua graduação e/ou especialização, e claro que tudo isso tem de ser original, direto da instituição de ensino e estar devidamente traduzido com juramento de idoneidade.Essa parte do processo pode levar entre 8 e 16 semanas.
     Ao final dessa avaliação a ordem emitirá um parecer que podem ter três possíveis respostas:
                      1- O seu diploma é equivalente e valido à um da mesma carreira no Canadá, 
                      2- O seu diploma não é equivalente e valido a um da mesma carreira no Canadá.
                      3- O seu diploma é parcialmente equivalente a um da mesma carreira no Canadá.
     O parecer numero 1 é o menos comum entre os resultados possíveis ao final da avaliação. Está reservado a profissionais de países de mesma língua e sistema educacional equivalente ao Canadense. O profissional que recebe esse parecer tem uma graduação válida no Canadá e está pronto para poder começar a fase de avaliações teóricas e praticas da prova de competência,  que todo profissional da mesma área é submetido. O resultado numero 2 ocorre com mais frequência, e pode ser influenciado por grandes diferenças na carga horaria dos cursos e também por grades curriculares totalmente divergentes aos padrões canadenses. Quem recebe este parecer terá de cursar integralmente uma nova faculdade da área no Canadá, para poder se qualificar para a licença. A alternativa numero 3 é a mais comum, e significa que os conhecimentos adquiridos no exterior tem alguma semelhança com os ministrados pelas instituições canadenses, contudo algumas áreas de estudo ainda precisam ser contempladas.

   Cada ordem ou associação profissional propõe diferentes soluções para que o candidato possa atingir o padrão minimo exigido no Canadá. Entre as soluções está a sugestão de que o candidato atenda a aulas em algumas matérias especificas em universidades no Canadá, sob o regime de open studies. O candidato que discordar da avaliação ou se achar capaz de realizar as tarefas da disciplina sugerida, geralmente tem o direito de mostrar sua capacidade participando de um teste propostos para essas disciplinas, contudo a reprovação no teste pode significar o fim da possibilidade de licenciar-se nessa carreira. A ordem ou associação também pode sugerir simplesmente a aprovação em avaliações especificas por disciplina, ou a inclusão do candidato em um programa ponte (Bridging Program).
     Bridging Programs são programas piloto de conformação profissional para estrangeiros desenvolvido nas universidades do Canadá em parceria com as associações profissionais, e ao final desse período de estudos práticos e teóricos, assim como também ao final dos testes ou um período de open studies, o candidato tem sua graduação considerada válida e equivalente a graduação canadense para determinada carreira. Então agora sim, tenho direito de trabalhar na minha área, certo?! Errado!!!
     Quando de trata de uma carreira regulamentada a validação de uma graduação simplesmente determina que seus estudos são equivalentes ao de uma escola canadense para a mesma área. Para poder exercer essa carreira TODOS os profissionais, inclusive os formados no Canadá, precisam de um licença profissional. Para conseguir a licença para o exercício da profissão o candidato deve ser aprovado em uma avaliação padronizadora, assim como acontece com os advogados e a OAB no Brasil. No Canadá as profissões regulamentadas exigem do candidato a aprovação em uma prova escrita, e também em uma prova prática ou um período probatório minimo. Nessa fase do processo o candidato que não for aprovado tem a oportunidade de múltiplas tentativas até que atinja a aprovação em todas das avaliações. Durante o período probatório, que pode variar de 1 a 5 anos dependendo da carreira,  ou após a aprovação na avaliação teórica, as associações emitem uma licença provisória para que o profissional possa atuar em sua respectiva área sob a supervisão ou monitoria de um profissional mais experiente. Experiencia profissional internacional pode ser considerada para o abatimento do período probatório, contudo ao menos 1 ano sob a supervisão de um profissional canadense geralmente é requerida.
     Somente após a conclusão de todas essas etapas o profissional recebe a licença definitiva e plena para o exercício da sua carreira. Participantes de Bridging Programs tem mostrado melhor desempenho nas avaliações teóricas e práticas da ordem profissional que profissionais estrangeiros que se preparam sozinhos. Não é de espantar que essas carreiras regulamentadas sejam justamente as que tem maior falta de profissionais no Canadá, pois até mesmo muitos nativos não tem disposição para lidar com tanta burocracia mesmo após o termino da graduação. Existem pontos positivos ao passar por toda essa dificuldade, e o mais obvio é o salário. Profissionais dessas carreiras podem ganha salários que vão de 70 mil CAD por ano a 250 mil CAD por ano. Outro ponto positivo menos comentado é que esse processo de licenciamento profissional não é uma exclusividade do Canadá, mas de vários países de 1° mundo, e através de acordos internacionais de recognição de credenciais um profissional licenciado no canada pode com muito mais facilidade se habilitar para exercer sua profissão em vários lugares da Europa, USA, Japao, China, Autralia, Africa do Sul  e etc. O alto grau de exigência e excelência do sistema de licenciamento profissional canadense, confere ao profissional habilitado uma gama de benefícios inimagináveis a nós acostumados com a cultura profissional brasileira.
     Apesar de longo, burocrático e caro o investimento para o licenciamento para o exercício de uma profissão regulamentada costuma se justificar financeiramente em pouco mais de 2 anos. Ou seja: Apesar de dura a rapadura compensa

Abraço.

Odilon.

PS: Todas as instruções acima são generalistas. Para detalhes específicos de processos para sua área de interesse  visite o site da ordem ou associação profissional de sua carreira no Canadá.

      Dica Quente do Frozen Pequi!!! Para os profissionais qualificados que já trabalham em cargos de confiança e/ou gerenciamento, há uma outra saída alem de descer escada abaixo o organograma da empresa. Posições de Gerenciamento e Liderança, mesmo de formação de origem regulamentada, podem ser exercidas por pessoas com certificados de qualificação internacional como PMP (Engenharias e IT), CFA (Economia), CPA(Contabilidade), CSP(Adminstração), CHE(Área de Saúde), CITP(Comercio Exterior). Essas certificações podem abrir portas em cargos de chefia, admintração e gerenciamento da sua área de atuação sem necessidade de licença, e na pior das hipóteses deixar o seu currículo um pouco mais valorizado, e podem ser feitas ainda no Brasil!!!

5 comentários:

  1. Oi gente,
    Descobrimos o blog de voces hoje a ja adoramos o post! Muito explicativo e detalhado!!! Parabens pra voces =)
    Forte abraco,
    Aline e Igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline e Igor! Obrigado pela visita! Estamos a disposição!

      Excluir
    2. Oi gente!! Os Brazucas comentando o maravilhoso post do meu amigo! Aline e Igor super gente boa.

      Amigo, nossa que post bacana, tô me animando, tô voltando heim rsrs
      Estava um pouco pra baixo com relação á imigração, mas nosso ânimo aqui esta voltando com força, amém!

      Excluir
    3. Olá Ana! Força na peruca!!! Desanima não! Estamos contando com voces no Canadá!!!

      Excluir
    4. E iremos nos encontrar lá, isso é certo! Darei vários suportes de maternidade para a minha amiga rsrsrs.

      Excluir

Compartilhe aqui seus pensamentos a respeito dessa aventura...
Leave here your thoughts about this matter...