English Version

English Version
English Version

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Olhando pela fechadura...

Olá amigos do Frozen Pequi! Estive meio sumido por uns dias e tenho acompanhado as dúvidas de muitos amigos através do facebook e também aqui do blog. Tenho visto e ouvido o desabafo de muitos companheiros de caminhada insatisfeitos principalmente com a política, economia e a segurança de nosso pais, todos já cansados da opressão social e institucional brasileira, não é mesmo?
 Enxergo o projeto de imigração como uma porta. A porta é um elemento construtivo que tem função de ligar dois ambientes separados por uma parede, e pode ter a função de saída ou de entrada conforme a perspectiva do usuário. Da mesma maneira o processo de imigração pode ser visto por duas perspectivas diferentes fuga ou oportunidade. Muitos dos imigrantes que fracassam na sua tentativa de mudar de vida são justamente os que tem dificuldade de formar raízes mais profundas no país de destino. Essa dificuldade de adaptação geralmente está ligada a um processo de fuga do pais de origem, pelos mais diversos problemas, mas principalmente porque por detrás dos teclados e do mouse de nosso computador ainda não conseguimos enxergar a grandeza de todos os desafios a frente. Ao se deparar com essas dificuldades muitos começam a “olhar novamente para a grama do vizinho” que cada dia parece mais verde e esse processo dá origem ao que eu chamo de Individuo bumerangue. Bumerangue é aquela pessoa que, porque não tem mais medo de viajar, vive indo e voltando entre os dois países sem prosperar em nenhum deles; já que está sempre admirando do outro lado da cerca que será sempre mais verde.
 O primeiro passo para uma vida de sucesso fora do pais é ter consciência de que problemas e desafios também existirão na nova terra. Devemos lembrar que com o tempo nossas necessidades e prioridades podem mudar, e que talvez os desafios que enfrentaremos não sejam os mesmos que enfrentamos vivendo no Brasil hoje, mas sejam o suficiente para nos enviar de volta pra “casa”. Estou falando de fatores intangíveis como xenofobismo, racismo, diferença de valores morais, valores culturais, filhos, família e etc. Um grande exemplo de fator que pode mudar ao longo do processo é: o falecimento de um ente querido aqui no Brasil. Isso pode mudar toda nossa perspectiva, começaremos a pensar em como não pudemos passar o tempo que gostaríamos ao redor deles e etc; mas é claro que no auge de nosso vigor físico e da empolgação não nos damos nem ao direito nem de pensar sobre essas coisas, nao é mesmo?! Mas infelizmente isso pode mesmo acontecer e pode ser decisivo em sua futura tomada de decisão. Em momentos como esse o que mantém suas raízes firmes são o foco na oportunidade e em seu propósito. Por isso processos pautados na oportunidade tem mais chances de sucesso do que aqueles pautados na fuga.
Toda porta tem uma fechadura e a proposta deste blog é que deixemos de olhar somente pelo buraco da fechadura e possamos explorar um pouco mais desse vasto e desconhecido universo do outro lado da porta. Apesar que a maioria das pessoas com que converso estarem muito mais interessadas em como abrir a porta, tenho tentado alimentar o blog com temas que nos possibilitem levar daqui do Brasil ferramentas imprescindíveis para jornada além da porta, assim que ela for aberta. Exemplo disso são os textos sobre Estudo, Finanças, Desafios do Cotidiano, Cover Letter, Resume, Job Interview e Profissões Regulamentadas.




No post de hoje poderemos ver a perspectiva de uma pessoa que já está do outro lado. Teremos mais adiante uma entrevista do Frozen Pequi com a Ursula Ferreira. Ursula é uma estudante brasileira que acabou chegar em Winnipeg para um programa de estudos, e por ter o parâmetro de comparação com o Brasil ainda bem recente pode nos dar uma noção dos pequenos desafios diários. Segue abaixo a entrevista:
    
            Apresentação (nome, profissão, cidade de origem, há quanto tempo mudou-se para o Canadá e para qual cidade)
      Ursula Ferreira, estudante, Rio de Janeiro. Cheguei em Winnipeg dia 1 de janeiro desse ano.

      Como surgiu a ideia de ir para o Canadá? E a família, como ficou? Seria sua primeira experiência fora do país?
      Eu sempre quis fazer intercambio. Como já conhecia o Canada, assim que surgiu a oportunidade, eu aproveitei. Já estive aqui antes, em 2011, só que fui pra outra cidade (Vancouver) e passei um mês lá, fazendo um curso de inglês. Foi minha primeira experiência tão longe de casa, mas como foi só por um mês minha família ficou mais tranquila. Agora, vim pra ficar um ano. Muito chororô no aeroporto, rs.

3     Quanto tempo de preparação entre a ideia e a viagem? Pode nos dizer como foi? Como se preparou quanto ao idioma?
      Como sou estudante de Letras Inglês-Literaturas, já estou acostumada com a língua então não foi nenhum problema pra mim. O resto da viagem eu comecei a planejar muito antes, tipo, um ano antes. Rs. É que eu tive que juntar dinheiro, ver se a faculdade daqui ia me aceitar, acertar os documentos todos, etc. Melhor prevenir do que remediar, né hehe.
      
      E aí qual foi sua primeira impressão ao chegar? (oficiais de imigração, funcionários de organizações públicas, população em geral, colegas, professores e etc)
      Como eu já vim pro Canada antes, eu já vim com expectativas muito altas. O pessoal foi super legal comigo, gentil e receptivo, como eu esperava. Mas uma coisa diferente de Vancouver é a população. Em Vancouver tem muitos asiáticos, muitos!, às vezes nem parecia que eu tava no Canadá. Haha. Já em Winnipeg, tem muitos indianos. Enfim, uma coisa em comum em quase todas as cidades do Canadá é que tem muitos imigrantes.

       E o frio? É realmente tão intimidador assim? Como está enfrentando essa obstáculo?
      SIM!!!!!!!! Hahaha cheguei no início de Janeiro, no meio do inverno, a temperatura estava por volta dos -40. Foi bem complicado. Pra fazer qualquer coisa era um parto. Ir ao supermercado com essa temperatura devia ser um esporte olímpico (sério). Não tem muito o que fazer, né, só colocar muitas camadas de roupas e rezar pra que o vento não te carregue hahaha.
      Uma coisa boa desse frio todo é que quando começa a ficar quente de novo as pessoas ficam mais felizes, saem mais, e tal. As estações são bem marcadas aqui e a primavera e o verão trazem essa sensação de felicidade, é engraçado. (Mas sinceramente não sei o que é pior, os +40 do Rio ou os -40 de Winnipeg.)
            Além do frio, o que mais te chamou atenção na cidade? Quais as opções de lazer? Tem tido muito tempo para lazer?
Winnipeg certamente não é a cidade mais linda do mundo, não tem muitos pontos turísticos, é uma cidade pequena. O que mais me chamou atenção foi a pista pra patinação no gelo natural que eles fizeram aqui: é um rio enorme! Agora, na primavera, esse rio tá descongelando e eu fiquei maravilhada. É realmente muito interessante as estações serem tão marcadas, assim.  

       Existem diferenças quanto ao ensino superior no Brasil e no Canadá? Quais?
 Aqui tem muito dever de casa. Muito. Muito, mesmo. E são coisas enormes, relatórios de 10 páginas e coisas do tipo. Eles também não tem muito o costume de passar provas, preferem passar trabalhos.  O ensino não é mais difícil nem nada assim, só demanda mais esforço do aluno.
Outra pessoa pode ter uma impressão diferente da minha, e essa impressão pode variar dependendo do curso, também.

8    Como é a sua rotina durante a semana e finais de semana? Alguma coisa que gostaria de fazer mas ainda não consegue?
Durante a semana eu só vou pra faculdade e faço os trabalhos e as leituras que preciso. Deixo pra sair nos finais de semana. Gostaria de poder trabalhar pra ter uma grana extra, mas só poderei em junho.

9    Qual aspecto do cotidiano que para nós que estamos no Brasil, você acha mais difícil de prever? 
Achei difícil a pergunta, então vou falar coisinhas pequenas mas que são bem diferentes do Brasil:
1-      Não faça sinal pro ônibus
2-      Água é de graça nos restaurantes
3-      O motorista do ônibus não anda com troco, vc tem que ter um ticket ou o dinheiro certinho da passagem (isso me irrita um bocado rs)
4-      Não tem metrô (!!!!)

    Como é a comida? Foi fácil se acostumar?
Não é muito diferente, não. Só não tem as coisas típicas do Brasil, né, mas a gente sobrevive. De resto, é normal. Só precisa da paciência (e habilidades) pra cozinhar, hehe.
O Canada não tem nenhuma comida típica. Que eu me lembre, eles tem só Maple Syrup – que é tipo um mel, que vc coloca em panquecas, torradas e tal – e Poutine – batata frita com molhos esquisitos. Não gosto. (e onde que batata frita é comida típica, gente? hahaha)
  
1    Quanto tempo pretende ficar no Canadá?
Vou ficar um ano, que é o tempo de duração do meu intercâmbio.
1    
     O que foi que eu não te perguntei mas, que você gostaria de ter respondido?
Os planos de celular aqui são muito loucos. Me fez até sentir falta da TIM. Hahaha
Roupas são realmente mais baratas. Comprei uma jaqueta de couro (falso obvio né galera) por 15 dólares semana passada!  

Agradecimentos...
       Se eu estou aqui hoje, é principalmente por causa do meu pai. Ele me ajudou muito, desde o início, me dando muita força pra continuar atrás dos meus sonhos. Ele e toda a minha família foram (e são) fundamentais pra mim nesse processo todo.

     
         


   Gostaria de agradecer a Úrsula por participar do Frozen Pequi, e pela disponibilidade de ajudar a nós que ainda estamos em fase de preparação. Se alguém que já estiver vivendo no Canadá e tem uma perspectiva diferente ou mesmo que queira simplesmente participar desse projeto ficaremos felizes de publicar uma entrevista com você! Agora se você frequenta o blog e tem alguma curiosidade sobre o Canadá, ficaremos felizes de pesquisar com você e fazer um post sobre isso, é só mandar um e-mail para aventura.canada2015@gmail.com.

Abraço!


Odilon.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A Raposa e as Uvas!



          Olá Amigos seguidores deste blog! Gostaria de agradecer a todos os e-mails, chats e todas experiencias que temos trocado com vocês parceiros de caminhada. Cada vez que recebemos um pedido de ajuda temos a possibilidade de aprender um pouco mais para nós mesmos, e por isso tudo muito obrigado! Recebi alguns recados pedindo para aumentar um pouco o tamanho da fonte tentei dar uma melhorada nesse aspecto mas o editor de texto do Blogger é bem limitado, ou o texto fica muito pequeno ou muito grande, então se você estiver experimentando dificuldades com o tamanho da fonte a melhor maneira de adapta-la a sua necessidade é utilizando o Zoom do seu navegador (Ctrl + Botão de Rolagem Mouse).
          Durante esses últimos dias estive pensando a respeito daquela velha estória da raposa e das uvas. A raposa passeava pelo campo quando viu um lindo e vermelho cacho de uvas pendurado em uma videira; a raposa tentou de todas as maneiras alcançar o cacho de uvas mas ele era bem alto do que ela conseguia alcançar com o seu pulo mais forte. Desanimada a raposa desiste das uvas e vai embora e resignada diz: " Mas elas estavam verdes mesmo...". Fico pensando em quantas outras maneiras aquela raposa poderia ter para alcançar aquele cacho de uvas; poderia pedir ajuda a uma amiga raposa ( mas então teria de dividir o cacho), poderia carregar algumas pedras e usar a plataforma para alcançar os cachos, poderia até mesmo gastar um pouco de tempo e construir uma escada que lhe daria acesso a todos os cachos daquela videira, mas a raposa preferiu desistir e ainda por cima desdenhar do cacho não alcançado.
        Por mais surreal essas possibilidades possam soar aos nossos ouvidos, essa é a história de muitas pessoas, e poderia ser inclusive a minha. Em um dos livros do Dr. John C Maxwell , ele propõe que cerca de 10 % dos integrantes de uma organização estão lá para prejudica-la, 80% são indiferentes a respeito da instituição, pois estão lá meramente para cumprir ordens, e os outros 10% se importam pessoalmente com a instituição da qual participam, de tal maneira que geralmente são responsáveis pela governança e a parte criativa do trabalho. Esses 10% de pessoas que se importam são justamente os que determinam o sucesso ou o fracasso da organização, sua habilidade me comandar e engajar os outros 80% fazem a diferença no desempenho da instituição. Fiz um exercício de estatística a respeito dessa teoria na empresa onde trabalhava e fiquei surpreso quando notei que minha contagem não era muito diferente da sugerida pelo livro.  Os primeiros 90% das pessoas mencionadas pelo Dr. John C. Maxwell são justamente as raposas da fábula, se cansam rapidamente, e que resignadas desistem do objetivo com facilidade.
        Trabalhar no Canadá é como esse cacho de uvas lindo e saboroso mas, um pouco mais alto do que estamos acostumados; e quando a carreira pretendida é regulamentada então, parece que a videira está a uns dois metros de altura. De maneira simples há dois possíveis tipos de carreiras  no Canadá: Não Regulamentadas e Regulamentadas. A Regulamentação é particular em cada província quanto as carreiras e aos requisitos, mas algumas carreiras são comuns em todo o Canadá como : Contadores, Engenheiros, Agrônomos, Topógrafos, Advogados, Professores, Veterinários e praticamente todas as carreiras da área de saúde incluindo Psicologia.

  Profissões Não Regulamentadas: Como o próprio nome diz são profissões que não "exigem" obrigatoriamente licenciamento ou certificação formal para serem exercidas. Contudo algumas organizações e sindicatos podem estabelecer sistemas padronizados de certificação voluntaria que, não excluem a possibilidade de trabalho nessas profissões, mas criam um padrão de qualidade para o mercado. Embora a certificação nessas profissões não seja obrigatória, tê-la em seu Resume pode ser chave para abrir as inúmeras portas de emprego disponíveis.

     
       Profissões Regulamentadas: São profissões que precisam de uma licença expedida por órgão oficial da província para ser exercida. Há uma concepção comum de que somente profissões de "nível superior" são regulamentadas, acontece que no Canadá, assim como no Brasil, cursos de tecnologia ministrados nos Colleges são considerados de "nível superior" também. Até mesmo algumas carreiras  técnicas, com graduação em "nível de certificação", como: Eletricistas, Mecânicos, Carpinteiros, Soldadores, Cabeleireiros, Corretores, Representante de Vendas são regulamentadas, dependendo da província. As certificações podem ser obtidas em programas de curto prazo em Colleges, Associações e até mesmo em programas de ensino em High Schools credenciadas.

       Como a lista de profissões regulamentadas pode variar de província para província, é recomendável uma consulta ao site da província de destino. Assim como a lista de ocupações regulamentadas, também é variável a lista de exigências para o licenciamento em cada ocupação, portanto, pesquise! Vá direto ao site da entidade reguladora! Não confie somente em textos ou agencias da internet! Escreva e-mails, mas não fique com duvidas!
      Nos últimos anos o processo federal passou a exigir o ECA como pré-requisito para participar do programa. O ECA é uma validação preliminar de qualificações e certificados emitidos fora do Canadá; se você faz parte da lista de carreiras que não são regulamentadas o ECA é a prova oficial de sua capacitação acadêmica. Agora se você faz parte da seleta lista de profissões regulamentadas o ECA serve somente para seu processo no FSW e nada mais! Isso acontece porque praticamente todos os órgãos reguladores provinciais fazem seu próprio processo de Validação de Diploma e Certificados. Então validando meu diploma consigo a licença para exercer minha profissão, certo?! Errado!
      Assim como acontece na Ordem dos advogados do Brasil (OAB), todas as ordens profissionais exigem que qualquer candidato, tenha ele graduado em uma instituição canadense ou não, deve ser aprovado em um Exame de Capacidade Profissional. Nas profissões relacionadas a saúde por exemplo, existem além das avaliações teóricas, exames de prática profissional e também ética de trabalho. Apesar dos processos de licenciamento serem bem heterogêneos, podemos destacar quatro características comuns ao processo de licenciamento de profissionais estrangeiros em todas as carreiras:
      Validação de Credenciais Acadêmicos:  Essa é a primeira etapa de todos os processos de Licenciamento profissional, geralmente efetuada pela Aliança Nacional de Profissionais daquela área, dependendo da província os responsáveis pelo reconhecimento do certificado acadêmico também pode ser uma banca examinadora de uma importante Universidade afiliada. É nessa etapa do processo que fica determinado realmente se seu Diploma de Tecnólogo, Licenciatura, Bacharelado, Mestrado ou Doutorado equivale ao respectivo titulo no Canadá. O Resultado dessa avaliação podem ser três possibilidades: Equivalente, Equivalente com Condições e Não equivalente.
       No caso do titulo conquistado no seu país de origem não ser equivalente ao respectivo titulo Canadense, ainda há opção de tentar a filiação em uma ordem da área de tecnologia. Por exemplo: se sua Graduação de Bacharel em Engenharia não for equivalente á Canadense, há ainda opção de licenciar-se junto ao Conselho dos Tecnólogos em Engenharia utilizando-se desse parecer. A única outra opção possível nesse caso é fazer todo o programa (curso) novamente no Canadá.
       A equivalência de títulos com condições são os resultados mais frequentes na validação de credenciais academicas. Nesse parecer, a junta acadêmica que terá analisado os créditos e o conteúdo de cada uma das disciplinas de seu Curso Universitário, enumerará quais matérias precisam ser feitas ou re-feitas para o enquadramento de sua titularidade no padrão Canadense. Quando o requerente acha que já tem conhecimento necessario na área requerida pela junta academica, pode comprovar sua proficiencia no assunto através da obtenção de notas mínimas em testes de avaliação. Contudo esse é um "tiro unico"já que em caso de reporvação o candidato nao terá oportunidade de refazer os testes, passando à categoria de não equivalencia. Em algumas provïncias as universidades credenciadas desenvolvem programas ponte (Bridging Programs) em que o candidato atende a aulas das matérias requeridas pelo colegiado, e depois de aprovado terá  suas credenciais equiparadas ao padrão Canadense.
        A equivalência plena e direta dos títulos de uma instituição estrangeira aos padrões canadenses é bem mais difícil de ocorrer, e geralmente está reservada a instituições conveniadas, de programas de mutuo reconhecimento, com programas em inglês.
        Comprovação de proficiência do idioma: Existem vários testes de proficiência em idiomas aceitos no Canadá. A maior parte das instituições de ensino no Canadá aceita os resultados do TOEFL, IELTS, CPE, MET para inglês e também o TEF para francês. O IELTS é o teste de proficiência  oficialmente aceito pelo governo do Canadá para o ingresso no processo federal FSW e nota mínima exigida é 06. Contudo a maioria dos órgãos reguladores profissionais exigem nota média mínima 07 no IELTS para o registro profissional. Algumas entidades reguladoras, especialmente da área de saúde, exigem que o IELTS apresentado seja do tipo acadêmico, de vocabulário mais exigente.
        Inscrição no órgão regulador da profissão na província: Os organismos reguladores de cada profissão possuem requisitos distintos que vão variar de acordo com a profissão e a província de inscrição, mas todos concordam na equivalência positiva das credenciais acadêmicas e proficiência de idioma. A partir deste ponto a maioria das instituições já libera credenciais provisórias para trabalho na área escolhida, nesse estagio de sua inscrição o profissional estrangeiro ainda não tem autonomia para assumir responsabilidade sobre seu trabalho, as credenciais são de profissionais em treinamento,  e todo o seu trabalho deve ser avalizado por um profissional já credenciado.
       Todo profissional que exerce uma profissão regulamentada precisa de passar por um período de trabalho supervisionado até que adquira uma experiência profissional mínima, sendo que pelo menos uma parte dessa experiencia deve ter sido obrigatoriamente no Canadá. Profissionais estrangeiros com experiencia podem comprovar suas referências profissionais e o tempo de atuação na área através de preciosas cartas de recomendação. Algumas poucas associações aceitam o tempo de trabalho em áreas correlatas como fração do tempo trabalhado, por exemplo: se o profissional tem experiência  de um ano em uma área técnica correlata  pode conseguir reconhecimento de 6 meses de experiencia na carreira plena pretendida.
       Exames de Competência Profissional: Todas as profissões regulamentadas possuem exames de capacidade profissional ao final de um período minimo de trabalho supervisionado. Diferente dos testes teóricos para validação de credenciais acadêmicas, os testes de capacidade profissional permitem mais de uma tentativa para ser aprovado, e podem alem da teoria, exigir avaliações sobre ética de trabalho e também avaliações práticas. O teste de competência profissional não é uma exigência exclusiva aos imigrantes, mas a todos os profissionais que desejam trabalhar em uma profissão regulamentada.
      Universidades ministram cursos preparatórios para exames de ordem profissional e há também uma série de apostilas disponíveis para serem adquiridas junto as alianças profissionais que são responsáveis pela ministração do teste. É interessante ressaltar também que muitas categorias exigem exames de competência extras para as especializações, por exemplo: Dentista e Ortodentista, Medico Clinico Geral e Cardiologista, Engenhreiro Civil e Engenheiro Estrutural.
       Pergunte ao ourives e ele vai poder te dizer que pedras e metais só são preciosos por causa de sua raridade. O diamante rosa é uma pedra de origem vulcânica que precisa de condições muito especificas para que tenha as características que tanto admiramos, a diferença entre uma pedra de diamante e um pedaço de carvão é justamente uma condição de temperatura e pressão ideal muito especifica, por isso são tão difíceis de achar. E por isso também valem tanto. Depois de preencher cada um desses requisitos e mais alguns outros específicos de cada profissão, finalmente o profissional de uma profissão regulamentada recebe sua Licença de atuação plena.
        Talvez seja justamente por ter tantos requisitos e por levar anos para o estabelecimento pleno do profissional, que essas profissões sejam as mais carentes de mão-de-obra em todo o Canadá. Mas para os que se propõe a passar por esse grande desafio, está garantido uma reserva interessante de mercado e uma valorização profissional que, as regras frouxas aqui no Brasil não conseguem proporcionar. Já parou para pensar que no Brasil falta médicos, engenheiros, dentistas mas mesmo assim esse profissionais são mal remunerados?! Talvez a grande diferença seja justamente a falta de uma regulação mais rigorosa. É muito fácil olhar para esse delicioso cacho de uva  pendurado em uma videira mais alta e tentar se convencer de que o cacho está na "verde", mas esforçar-se para alcança-lo pode ser recompesnador.

     Para aqueles que como eu ficaram preocupados em como vão colocar comida sobre a mesa da família enquanto passam por esse processo tão dispendioso há algumas opções como trabalhar em trabalhos de qualificação menos exigente, também chamado de subemprego; pode procurar emprego em áreas correlatas sua profissão original, mas não regulamentada, enquanto espera por sua licença plena. Os benefícios de trabalhar em uma área correlata à profissão original vão desde o aproveitamento do tempo de experiencia a formação de uma network em sua área de atuação. Mais informações sobre profissões correlatas a carreiras regulamentadas podem ser encontradas no site da Settlement.org.

Abraço

Odilon.

PS: O Governo Canadense vai calmamente revelando mais detalhes sobre seu novo programa de seleção de candidatos o "Express Entry". Como já comentamos por aqui, de acordo com as estatísticas ele vai ser fortemente baseado em ofertas formais de emprego. É importante não perder tempo e deixar toda a documentação pronta para 1 de janeiro de 2015, mas devemos nos preparar também para tentar conseguir propostas de emprego aprendendo a apresentar nossas qualidades do jeito que os canadenses gostam.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Chegou o Momento de Brilhar!






           Se você chegou até aqui é porque está realmente interessado em desenvolver  suas habilidades para o grande desafio a frente. Mas para entender  um pouco mais sobre o que esperar em uma entrevista te emprego no Canadá precisamos entender o sistema de educação canadense. A Alê está preparando um post exclusivo sobre esse assunto, já que ela trabalha na escola canadense aqui em nossa cidade, mas por hora temos de nos contentar com ao palestra do Dr. Lionel Laroche.
                   Explicando de maneira simples, desde o começo da vida escolar os canadenses são preparados para apresentar suas ideias em público, desde pequenos são incentivados a expor seus trabalhos e ponto de vista em apresentações diante de pais e colegas. Alguns estudantes no Brasil não tiveram  a oportunidade de falar em publico até precisarem apresentar seu TCC ou Tese de Graduação, enquanto isso no Canadá crianças desde o jardim de infância são estimulados a apresentar peças de teatro, musicais e outros programas culturais para um publico. Esse processo educacional é nada mais que uma preparação para o exigente mercado de trabalho.
                   Portanto ao ser chamado para uma entrevista de emprego, tenha em mente que  o padrão  de comparação é um pouco mais alto do que a maioria de nós está acostumado. De maneira bem prática, a entrevista de emprego é sua chance de “brilhar como uma estrela”.  E para que o brilho dessa estrela possa ser intenso como o sol e não passageiro como fogo de palha os profissionais de RH tem algumas dicas:
                   Faça seu dever de casa. Pesquise sobre a empresa e sobre a posição para qual está concorrendo. O mínimo que você deve fazer é estudar o website da companhia, os materiais de marketing e relatórios de desempenho. Se possível converse com antigos empregados e clientes para ter uma visão ampla dos valores, metas  e do ambiente de trabalho.
                   Revele sua personalidade. Pessoas amigáveis e que tem prazer no que fazem são mais fáceis de lidar. Empregadores  procuram por  pessoas que gostam de trabalhar e fazer parte de um grupo.
                   Fale sobre seus interesses. Empregadores gostam quando os candidatos são realmente apaixonados por outras coisas que não somente o trabalho, por exemplo: Causas humanitárias, ambientais ou mesmo um hobbie.
                   Seja honesto sobre suas habilidades. Se você ainda não tem o nível de experiência necessário para a função, seja honesto sobre isso. Mas lembre-se também de dizer porque você pensa que pode fazer esse trabalho melhor do que alguém que já possua experiência.
                   Antecipe o que pode ser perguntado. Prepare uma lista das possíveis perguntas e comece a pensar em suas respostas antecipadamente para que não correr o risco de escorregar durante a entrevista. Mas cuidado! Não precisa decorar o que pretende falar, ficar parecido com um robô durante a entrevista não irá te ajudar!
                  Dê respostas e exemplos concisos. Examinadores querem dispor de uma correta noção de suas experiências e habilidades, e em como isso o ajudará a transpor os desafios da posição de interesse. Então quando o examinador lhe disser que a posição pretendida exige que você trabalhe em contato com outros departamentos  sob prazos apertados, ofereça um exemplo de como você já lidou com essa situação no passado.
                 Faça perguntas. Pense na entrevista de emprego como uma via de mão dupla, não perca oportunidade de fazer perguntas que determinem se aposição desejada realmente é adequada para você. Faça perguntas sobre metas, desafios e em como é a rotina diária de um empregado dessa posição.
                 Não subestime o valor de uma carta de agradecimento. Depois da entrevista, envie pelo correio ou mesmo por e-mail, um pequeno texto agradecendo pela oportunidade do encontro e aproveite para fazer um breve comentário sobre seu interesse na posição e de suas qualidades. Escrever uma carta de agradecimento mostra que você esta comprometido, é proativo  e que está acompanhando o desenrolar do processo.
                Lembre-se de levar sua lista de referências pessoais. Entre em contato com as pessoas de sua lista antecipadamente, e avise que pretende indica-los como referencia. Escolha pessoas que estejam dispostas a falar muito de suas qualidades, mas também um pouco sobre pequenos defeitos.
         
   
     Por se tratar de um tema tão importante, há um link para download das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e em como você deve se preparar para resposnde-las. Não se esqueça que uma boa Cover Letter, e um forte Canadian Resume lhe garantem uma oportunidade, mas a Job Interview é sua verdadeira chance de brilhar!



Odilon.

Fazendo Certo da Primeira Vez!






                   Pensando em arrumar um emprego no Canadá? Provavelmente vai precisar digitar um Resume a moda Canadense. Um Resume Canadense é  um pouco diferente de um CV Canadense (bem mais completo e detalhado), que por sua vez é bem diferente do Currículo Brasileiro. Para prosseguir na procura por emprego é preciso se adaptar á maneira Canadense de apresentar suas experiências e habilidades. O objetivo desse post é disponibilizar  ferramentas certas enquanto ainda se está em solo brasileiro, e preparar-nos para esse grande desafio.
                 O Resume é um componente chave para procura por emprego no Canadá. Empregadores costumam basear a decisão de sua viabilidade para determinada vaga, inteiramente em seu resume. Apesar de normalmente contar com duas paginas é importante que ele seja curto, ideal não mais que uma pagina, pois o objetivo maior de um Resume é despertar interesse suficiente no empregador a ponto de que você seja convidado para uma entrevista pessoalmente. O foco dessa ferramenta não deve ser exclusivamente falar de si mesmo, mas em como você pode colaborar na solução das demandas da empresa.
                Profissionais da área de recursos humanos recomendam que o Resume seja personalizado, não há mais espaço para Resumes genéricos no mercado de trabalho atual. Em alguns casos apenas editar algumas de suas habilidades pode resolver, mas em outros casos uma reformulação completa é realmente necessária; também não deve ser deixado de lado as suas experiências em trabalhos voluntários, que devem ser incluídas nas seção de experiências profissionais.
                Acertar no formato é essencial.  Um resume deve ser organizado, conciso, limpo e ter um formato consistente. Uso de fontes mais tradicionais e separação em tópicos são recomendados para dar destaque as informações mais importantes.  Os tópicos mais comuns  são geralmente dispostos na seguinte ordem :

                  - Destaque suas habilidades e qualidades;
                  - Experiência profissional;
                  - Formação Acadêmica;

                 Há vários tipos e formatos de Resume, mas dois se destacam em meio aos outros: o Chronological Resume e Functional Resume. Chronological Resume são sempre organizados levando em consideração uma linha de tempo. Informações mais recentes de experiência profissional e estudos devem sempre ser alocadas  primeiro. Esse tipo de resume é a melhor opção para pessoas com vasta experiência e que não tem grandes lacunas no histórico empregatício.
                 O Functional Resume é organizado com base em suas habilidades e qualidades. Suas qualidades devem ser apresentadas conforme suas experiências prévias de trabalho. Esse tipo de resume é indicado para pessoas que acabaram de se graduar, ou tem lacunas no seu histórico de emprego ou mesmo para os que estão trocando de carreira. Apesar da existência de vários formatos de resume,  algumas recomendações continuam validas para todos eles:
               Resume é uma ferramenta, não um histórico profissional. Use essa importante ferramenta para conseguir um convite para um entrevista pessoal. Concentre seus esforços, quando escrever um Resume Canadense, em mostrar ao leitor os destaques principais e não os os mínimos detalhes. Entrevistas são o lugar certo para detalhes!
                 Adote um modelo Profissional. Evite bordas, cores, fontes muito “diferentes”.
                 Torne seu Resume interessante. Normalmente o responsável pele seleção irá  gastar menos de um minuto  com a analise de seu Resume, portanto seja rápido em conquistar a atenção dele, isso pode ser a diferença entre uma “ entrevista e a lata de lixo”.
                 Evite usar parágrafos longos e fontes pequenas. Usar o fontes menores que 12  não são uma boa opção; escolha uma fonte de fácil leitura e a use com exclusividade em todo o resume.
                Jamais utilize afirmações em primeira pessoas. Expressões como : “ Eu sou um técnico competente” ou “ Eu trabalhei na  empresa XYZ” não devem ser usadas. Atenha-se a sentenças, curtas, objetivas e impessoais como : “Trabalhou na empresa XYZ”.
               Duas paginas é o limite Máximo, não a regra. Quanto mais leve e fácil leitura for o seu Resume maiores são suas chances. Não desperdice espaços valiosos com informações demais, liste somente experiências profissionais relevantes.
               Não enumere atividades de interesse pessoal ou hobbies. A não ser que seus hobbies corroborem para destacar o seu caráter, não os mencione em seu resume. Empregadores não estão interessados se você gosta de futebol, ou se sabe tocar piano.
               Lembre-se de incluir habilidades relevantes. Como imigrante uma de suas grandes vantagens é poder se comunicar em mais de uma língua então não se esqueça disso quando elaborar seu resume. Se há alguma área em que você seja especializado ,como algumas plataformas computacionais ou especializações profissionais, elas também devem estar presentes em seu resume.
               Não faça do seu resume um tédio. Se você fica entediado ao ler seu Resume, seu examinador provavelmente também ficará. Escreva um resume que seja interessante de ler, pois  avaliadores costumam ser bem rápidos em sua tomada de decisão.
               Não desperdice uma oportunidade. Muitas pessoas desperdiçam suas chances de uma  entrevista, por causa de um Resume fraco para aquela vaga. Isso geralmente acontece porque não foi gasto tempo suficiente para personalizar o Resume para a posição especifica, ou mesmo por causa de erros gramaticais simples, então invista tempo redigindo!
               Jamais faça de seu emprego uma aventura.  Não  escreva que você está em um “ano sabático”  ou mesmo que seu  visto de trabalho é de "somente um ano". Empregadores querem escolher pessoas comprometidas com o sucesso da organização, você precisa passar a impressão de que está no Canadá para construir uma carreira. Não estou dizendo que você deva mentir para o empregador, mas é melhor guardar essa discussão para um momento mais apropriado quando você poderá explicar pessoalmente como pretende estender sua estadia.
                Não use a palavra Resume no cabeçalho. Seu resume também não deve ser datado ou assinado.
               Não inclua uma lista de referencias pessoais. É senso comum que se um pregador se interessar por você ele pedirá suas referencias pessoais, então tenha uma lista pronta de pessoas preparadas e que possam falar bem a seu respeito, mas não as inclua no seu resume. As referencias pessoais podem consumir um espaço  valioso de seu resume.
             Informações pessoais e contato. Não coloque sua data de nascimento, sexo ou mesmo seu estado civil. Tenha um endereço fixo no Canadá e o mais importante um numero de telefone canadense; e tenha certeza que seu endereço de e-mail parece profissional. Existem ainda muito mais dicas de como melhorar suas chances, e dois sites me chamaram a atenção: Moving2canada e Settlemente Org. Uma boa Cover Letter e um forte Resume será sua passagem para um valiosa entrevista de emprego.
Abraço


Odilon.

Destacando no meio da multidão!





     Uma carta de apresentação (Cover Letter) como o próprio nome já diz apresenta o seu resume. Um Resume deve sempre estar precedido por uma "capa"  de apresentação seja ele feito em papel, e-mail ou fax. Uma Cover Letter deve ser feita com dedicação e cuidado pois ela será responsável pela primeira impressão que seu examinador ou futuro patrão terá de você.
       Cover letters são uma boa oportunidade de demonstrar interesse em uma vaga específica, e como suas qualidades são condizentes com as requeridas para o cargo; são ainda uma boa maneira de demonstrar seus talentos em comunicação principalmente escrita, e também permite que você demonstre conhecimento sobre a empresa para a qual se candidatou, e quem sabe até, requisitar uma entrevista. Uma boa carta de apresentação não deve ser maior que uma página, deve conter entre três ou quatro parágrafos e devem ser redigidas especificamente para  função que se está candidatando.
      O primeiro parágrafo deve conter entre duas ou três sentenças, que devem ser usadas para identificar a posição para a qual se está pleiteando e, como tomou conhecimento dessa vaga. Deve ser indicado nesse primeiro paragrafo que juntamente com a carta de apresentação há também outros documentos, como seu resume ou portfólio, por exemplo.
      No segundo paragrafo deve-se aproveitar a oportunidade para listar suas qualidades e como elas se conformam com os pré-requisitos para a vaga pretendida. Aproveite para falar de sua experiência dando destaque para algumas de suas habilidades, e em como elas tem sido relevantes em sua carreira. Dê exemplos e seja especifico mas, deixe os detalhamentos para o seu resume. Lembre-se que você está em uma competição e precisa demonstrar porque suas qualidades são melhores que a de seus concorrentes.
      O terceiro parágrafo pode ser aproveitado para expor sua pesquisa sobre a empresa e em como essa vaga se encaixa nos seus planos. Aproveite para mostrar conhecimento sobre os projetos que são desenvolvidos pela empresa, sua politica de trabalho e suas características singulares.
      No quarto paragrafo devem ser feitos os agradecimentos e considerações finais. Aproveite para sugerir uma entrevista ou um encontro, e não esqueça de deixar os dados para contato.
      
     De maneira prática uma cover letter deve conter a resposta para a segurinte pergunta: "Porque deveria ser contratado?". Mas antes que você saia por ai escrevendo uma cover letter há algo que você deve levar em consideração: Imagine um garoto que está afim de uma garota, e ele demora um bocado de tempo para criar coragem mas, finalmente resolve ir até ela e convida para um jantar. O rapaz sem muito assunto, começa a falar de sim mesmo durante toda a noite. Será que essa garota irá querer sair novamente com esse rapaz? Provavelmente não! Ao invés de falar de si mesmo o rapaz, poderia ter conversado com amigos em comum e descobrir as áreas de interesse da garota, e então falar a respeito de coisas interessantes a ela também.
       Candidatar-se a um emprego é a mesma coisa. Muitas cartas de apresentação são apenas pessoas falando incessantemente sobre elas mesmas, o que é bem desanimador para qualquer um que se disponha a lê-la. Porque fazer isso quando estamos justamente quando se está procurando um emprego?De maneira simplista empresas buscam um novo colaborador para resolver um problema profissional e não porque ela se gosta de suas credenciais ou por sua ética de trabalho. Invista um tempo em pesquisa e conheça a empresa para qual está se candidatando e em como você pode ajuda-los a resolver seus problemas. Dessa forma você deixará uma boa e sólida primeira impressão e estará escrevendo uma carta de apresentação de sucesso.
       Na tentativa de escrever uma carta de apresentação profissional muitas pessoas acabam se atrapalhando, caem no lugar comum ou cometem gafes comprometedoras: 
       Cover Letters devem ser pessoais. Tente identificar qual  o nome do responsável pela seleção, qual departamento ele trabalha, e quando endereçar sua carta faça especificamente a essa pessoa. Expressões como " A quem possa interessar..." ou "Ao Sr(a). Responsável pela seleção..." são bola fora! Personalizar sua carta mostra interesse e entusiasmos pela vaga pretendida.
       Endereços de e-mail devem ser profissionais. Endereços eletrônicos que contenham caracteres alem do nome do candidato ou que contenham números são vistos como falta de profissionalismo. E-mail como: bellamorena18@hotmail.com nao vai ser bem visto, a não ser que a vaga em questão seja para o ramo de moda paria. É recomendável inclusive que o candidato tenha um e-mail exclusivo para esse fim.
       Inclusão de Hobbies ou áreas de interesse pessoal são opcionais. Nem todos os especialistas concordam nesse tópico. Inclusão de hobbies ou áreas de interesse em sua apresentação podem funcionar como um bom quebra-gelo em caso de uma entrevista. Mas a prioridade de uma carta de apresentação deve ser vender sua imagem profissional, então a não ser que seus hobbies corroborem essa imagem é melhor deixa-los fora.
       Erros gramaticais são terminantes. Acho que esse item se explica sozinho. Para prevenir que algum errinho comprometedor escape os seus olhos já cansados, peça um amigo ou mentor que leia sua carta de apresentação e aponte as modificações necessárias.  
       Descrição profissional criativa demais. Se sua função em um emprego anterior era decorador de interiores, nao descreva como "concierge de assuntos patrimoniais pessoais internos". Vários departamentos de RH trabalham com filtragem eletrônica de currículos, por função. Então ao descrever sua posição de uma maneira não convencional o sistema eletrônico pode nunca filtrar seu currículo para a vaga desejada. 
       Não floreie seu Resume. Cover letters e resumes não precisam de bordas, fotos, cores em excesso ou mesmo gravuras para chamar a atenção. O seu Resume deve chamar atenção por suas qualidades e não pela tinta de sua impressora.
       Auto-afirmação deve ter provas. Declarações de auto-afirmação devem ser corroboradas por exemplos práticos. Se você se destacou na área de vendas por onde tem trabalhado, corrobore essa noção com dados práticos de quão boa foi sua contribuição,por exemplo: "Incremento de vendas de 30% no período".
       Não liste experiencias profissionais irrelevantes. Se está pleiteando uma vaga de design gráfico, listar sua experiencia como professor de educação física terá pouca contribuição em sua avaliação. A não ser que a posição pretendida tenha características das duas áreas em questão, o melhor mesmo é ter um resume para design gráfico e outro para professor de educação física. 
      Seja honesto sobre suas experiencias e habilidades. O ditado já dizia que "mentira tem perna curta" e isso é ainda mais verdade quando se esta procurando um emprego. Ao exagerar em suas habilidades, experiencia de trabalho ou qualificações anteriores, pode ser facilmente desmascarado com um teste de campo ou uma ligação.
      Apesar de ser um tópico bem extenso Cover Letter e Resumes requerem um estudo intenso para aumentar suas chances de uma Job Interview. Segue abaixo para download a estrutura padrão de uma Cover Letter  e alguns exemplos.

     Modelo Genérico Cover Letter
     Exemplo_01 Cover Letter
     Exemplo_02 Cover Letter

Abraço.

Odilon.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Conhecendo os Pais da Noiva!

      








          Olá amigos! Há alguns dias já não escrevo mas hoje resolvi passar aqui para falar de uma experiencia interessante; todos que estiveram ou estão em um relacionamento sério já tiveram passar por essa experiência, que é conhecer os pais da Noiva. Por mais que a garota não tenha pai ou mãe há no minimo uma figura  pela qual ela tem muito respeito, a ponto de discutir a aprovação de um relacionamento mais sério e pedir a sua anuência.
           Esse momento é tao embaraçoso e estranho que muitos casais nem se dispõe a passar por ele por causa de um "rolinho" ou "ficante", está reservado a uma categoria maior. Relacionamentos que requerem a anuência dos pais tem grau de importância diferente, são do tipo mudança de vida mesmo; talvez por isso sofremos com uma avalanche de stress durante esse primeiro encontro. Alguns sintomas são bem comuns nesse primeiro encontro  como o frio na barriga, boca seca, transpiração em excesso  e até mesmo gagueira.
            Isso mesmo! Até mesmo o mais prolixo orador costuma se perder nesse momento de tanta expectativa, alguns como eu, levam até o amigo e fiel escudeiro para dar uma força moral. Quando os pais da noiva estão na sua frente todos os discursos e idéias ensaiados a exaustão na frente do espelho vão para o espaço, aquela roupa que sempre lhe vestiu como uma luva passa a ter um caimento questionável, e o cabelo?! Ah! o cabelo! Ele tinha que escolher justamente esse dia para ficar preciosos 3mm fora do lugar.
            Esse cenário descreve bem a situação de um jovem ou adolescente que está pela primeira vez em frente aos pais da noiva ou namorada, mas também caberia perfeitamente na figura de um candidato a procura de emprego em uma entrevista. Depois de já ter experimentado várias entrevistas de emprego, já adultos, entendemos com mais precisão o meio com o qual estamos lidando e fica um pouco mais fácil passar por essa experiência. Acontece que quando mudamos de país, mudam-se também as regras sociais, não estamos mais em nossa zona de conforto e voltamos a adolescência do mercado de trabalho.
           Como já havia mencionado anteriormente o mercado de trabalho no Canadá é bem peculiar e experiência canadense, sanduíche canadense e currículo canadense são o tripé básico para o acesso ao mercado de trabalho. Esse cenário totalmente novo pode ser especialmente desafiador para um adolescente não treinado. Alguns imigrantes no Canadá investem bons seis meses em cursos preparatórios para se adequar a essas peculiaridades, então porque não aproveitar o tempo ocioso por aqui e começar a se preparar?       
           O Primeiro passo para que se tenha uma chance de pleitear uma vaga para a tão sonhada carreira no Canadá é adequar o que conhecemos como Currículo (Curriculum Vitae) no Brasil ao Canadian Resume. É praticamente impossível conseguir uma entrevista de emprego no Canadá sem utilizar o formato "correto" no seu Resume. Não obstante praticamente todo Resume é precedido de uma carta de apresentação chamada de Cover Letter. Acredite! aprender a fazer uma Cover Letter e um Resume é um trabalho duro, um tanto chato, mas essencial. 
           Uma das peculiaridades do mercado de trabalho Canadense é que, queria você ou não, seu primeiro trabalho será como vendedor, você será responsável por vender a si mesmo, seus talentos e qualidades às empresas com vagas a disposição.Vender a si mesmo não significa que você deve se transformar em algo que não é, ou mesmo em um idiota egocêntrico; vender a si mesmo se trata de fazer com que as empresas saibam como você pode contribuir para o crescimento daquela organização. Existem três erros capitais que não devem ser cometidos quando estiver pesquisando por emprego no Canadá e elaborando seu Resume:
            Não confunda seu futuro empregador. Quando vamos para uma entrevista de emprego no Brasil  e somos peguntados: "O que você faz?"; geralmente somos rápidos em responder: "Tudo! ou Tudo o que precisar!". O fato de uma pessoa desempenhar múltiplas tarefas em uma mesma função é um fator extremamente importante na procura por emprego no Brasil e em outras partes do mundo. No Canadá é exatamente o oposto, e o mercado prima pela especialização, um resume com atividades divergentes podem dificultar o convite para uma entrevista. Quando redigir seu Resume seja claro sobre qual cargo você está a pleitear, e em como suas qualidades completam a lista de exigências para a função proposta, afinal: " quem sabe um pouco de tudo, no fim, não sabe verdadeiramente muito sobre nada".
             Não deixe seu Avaliador Entediado. Empresários, Profissionais de Recursos Humanos e Recrutadores são extremamente ocupados, costumam estar atolados em uma pilha sem tamanho de papéis. Imagine a quantidade de currículos, ligações e pessoas para  entrevistas  que são recebidos todos os dias por esses profissionais em seus departamentos, e você perceberá como é importante chamar atenção deles rapidamente de uma maneira profissional. Se você pretende que seu Resumé ou Cover Letter seja acima da media e destaque aos olhos de seu examinador, as informações devem ser concisas, claras e ter uma mensagem interessante. Fuja dos clichês "Trabalho bem em equipe!",  ou " Meu maior defeito é trabalhar demais!" ou " Sou extremamente criativo".
              Mesmo que essas características sejam verdade em você, todo mundo escreve isso! Pense bem! Se alguém te diz que trabalha duro, você acreditaria? ou faria como a maioria das pessoas, e esperaria ver para crer? Pois seus examinadores também pensarão assim, por isso sempre que emitir opinião a respeito de si mesmo esteja pronto para corroborá-la com fatos e exemplos que demonstrem quem você realmente é.
             Não utilize um Resume "Genérico". Quando se trata de Resumes e Cover Letters (ou materiais de Marketing pessoal) o modelo único não é adequado. Quando estamos desesperados a procura de emprego batemos em todas as portas na esperança de que ao menos uma se abra, e para que esse caminho seja um pouco mais fácil criamos um padrão e o usamos para todas as vagas que estamos interessados. Acontece que no Canadá seu Resume e/ou Cover Letter padrão perderá força diante de outros mais elaborados, diminuindo suas chances de ser convidado para uma entrevista.
            Apesar de ser um trabalho duro e as vezes chato, personalizar seu Resume poderá lhe dar a oportunidade de adequar a suas qualidades às necessidades apontadas para aquela vaga. Por mais que seja uma atividade que consuma tempo personalizar o seu Resume e/ou Cover Letter poder ser a diferença entre reservar uma entrevista para você ou para outro candidato.
            Como sempre faço aqui no blog, tenho preferencia e por informações mais práticas e detalhadas por isso dividirei esse tópico em mais três partes: Cover Letters, Canadian Resume e Job Interview. Fiquem a vontade para explorar esse novo mundo desafiador!

Guia completo de preparação.pdf

Abraço.

Odilon