English Version

English Version
English Version

quarta-feira, 26 de março de 2014

Rapadura é doce, Sim!

Olá amigos! Estava pensando hoje sobre as coisas da roça. Quando ainda criança costumava viajar com a família para o sítio de algum parente no final de semana. Quando chegava  recebia logo o convite para poder tomar leite direto da vaca, lembro-me como se fosse hoje de pegar o copo de alumínio com achocolatado em pó no fundo e levar para o vaqueiro enche-lo até transbordar,por causas pressão com que o leite saia durante a ordenha manual se formava uma deliciosa espuma de chocolate por cima, que por mais que eu tentasse imitar em casa não conseguia. As sobras do leite do dia eram cuidadosamente separadas e transformadas em queijo, o restante do leite ainda era levado ao fogão a lenha em um tacho de cobre e fazia-se o delicioso doce de leite, também Geléia de Leite e um delicioso requeijão da fazenda.
           Uma visita a fazenda nunca era completa sem experimentarmos uma deliciosa pamonha de milho, diversos quitutes de carne de porco, quitandas e biscoitos ainda fresquinhos do forno a lenha. Durante o fim de semana eram produzidos vários doces e compotas das diferentes frutas disponíveis na época, doce de mamão, doce de figo, doce de coco, pé de muleque, moça branca e rapadura. Mas durante a minha infância uma parte importante desse processo tão delicioso sempre ficou oculto para mim.
           Para que eu pudesse experimentar aquela caneca de achocolatado impar ou os vários tipos de doces e quitutes de leite, o vaqueiro tinha de acordar as 4:00 da manha  e reunir todo o gado no curral e para extrair manualmente até 100 litros de leite. Para garantir minha caneca cheia eu deveria acordar no mesmo horário e esperar sobre a cerca até que o animal correto estivesse pronto. Fazer os doces, geleias e quitandas era o trabalho de um dia inteiro, e de varias pessoas ao redor do fogão a lenha (45°C); o leite no tacho deveria ser mexido por horas com uma grande e pesada colher de madeira até que atingisse o ponto da perfeição.
           Os diversos quitutes de carne suína antes de serem apreciados, demandavam o abate , limpeza e corte do animal, trabalho de varias horas de alguns homens.Se decidíssemos fazer linguiças então, da-lhe trabalho! Por fim a pamonha deliciosa fresquinha não podia acontecer, sem que antes fossemos a plantação para colher todo o milho necessário, após a colheita toda a família, inclusive as crianças, se juntavam em uma roda para cortar, descascar, limpar e ralar o milho; A massa ainda tinha de ser temperada, embrulhada na palha original e cozida por bons 30 min em água fervente antes de poder chegar a mesa.
          Mas o que isso tem haver um com mudança de vida? O que tem haver com Imigrar para o Canadá?Qualquer profissional da gastronomia  pode te confirmar que a melhor refeição que você pode fazer será sempre aquela feita com os melhores e mais frescos ingredientes. E não dá para ter ingredientes mais frescos e bem selecionados do que os mencionados acima. Mas uma experiência gastronômica como essa não vem sem um preço, que muitas vezes nem é dinheiro, mas de muito esforço, dedicação, perseverança e perfeccionismo.
           Mudar de país, seja para imigrar com a família ou um período de estudos poder ser prazeroso mas, exige grau de persistência  e perfeccionismo como para cozer um doce de leite em um tacho de cobre por horas a fio. O prazer e a satisfação de morar em uma cidade bonita, cheia de vida e oportunidade pode ser comparado com o de saborear uma deliciosa pamonha fresquinha com um pedaço de queijo suculento no meio, mas a pamonha não será boa se não for feita uma criteriosa pesquisa pelas melhores espigas no meio da plantação.
   
      Como o trabalho no campo, mudar de cidade e também de vida é laborioso, sofrido e cheio de desafios mas pode ser igualmente gratificante saborear os seus frutos. Gostaria de enumerar aqui alguns fatores decisivos para o sucesso dessa empreitada.
           Domínio da Língua. Cerca de 85% de nossa comunicação rotineira pode ser feita de maneira não vocal; assim como as crianças pequenas assimilamos inconscientemente muito da mensagem que nos é transmitida pelas expressões faciais, corporais, entonação e gestos com as mãos. Somente 15% do que comunicamos é transmitido vocalmente, por isso que quando viajamos como turista é fácil e até divertido "se virar" em terras estrangeiras. No entanto toda essa facilidade some completamente se você tiver de atender um simples telefonema, escrever um pequeno relatório por e-mail, ou se precisar ligar no call center para consertar a TV a Cabo. Assimilação da língua é bem pessoal mas, algumas pessoas demoram surpreendentes 6 meses ou mais para ser capaz de compreender completamente um telefonema. As melhores oportunidades estão reservadas para aqueles que tem o domínio da língua, seja ele nativo ou imigrante.
           Saudosismo. É a velha historia sobre a grama do vizinho ser mais verde. Ao chegar em um lugar tao diferente do que se está acostumado somos tomados por uma empolgação contagiante, mas com o tempo e um pouco de adversidade no meio do caminho começamos a fazer como a mulher de Ló, que enquanto caminhava para fora de Sodoma não resistiu de saudade e olhou para trás. A consequência de ter olhado para trás  foi que aquela mulher virou uma estatua de sal,e isso muitas vezes acontece também com os imigrantes. Quando os desafios se apresentam de verdade aos viajantes eles começam a lembrar das condições talvez um pouco melhores de moradia, trabalho, do amor e saudade da família que está em sua terra natal. A grande verdade é que nessa fase muitos de nós só não volta para a antiga casa por "puro orgulho" mesmo. Como a esposa de Ló nos tornamos uma estatua, parada, impedida de avançar e conquistar os desafios da nova terra, e se nada for feito corremos o risco de definhar com o vento assim como acontece com uma estatua de sal.
            Conforto Financeiro. Muitas pessoas tem escolhido a cidade onde morar por causa do clima, por ser cosmopolita ou por ter uma grande comunidade brasileira, mas a realidade é que nem sempre essa cidade tem as melhores oportunidades para a carreira que você pretende empreender. Deixe-me explicar minha linha de pensamento; o frio e a neve podem ser remediados em uma casa com bom sistema de aquecimento, um bom automóvel para o inverno e um removedor de neve pequeno mecanizado(como um cortador de grama). Roupas de boa qualidade e um pouco de calor humano são capazes de te manter aquecido,  mas muito mais difícil é remediar contas atrasadas, geladeira vazia, e o esgotamento das reservas porque você não consegue emprego a mais de 6 meses por estar batendo na porta errada.
            Pesquise, planeje, mas aberto a concessões. Ação é parte determinante do seu projeto, sem ação um projeto não passa de um sonho. Mas ação sem planejamento se chama derrota! Pesquise sobre tudo e o que puder, assuntos históricos, assuntos sobre a sua carreira, mas sobretudo sobre o seu cotidiano.  Por exemplo: Você sabia que daycare e pre-school, estão em falta de vagas em boa parte das metrópoles do Canadá? Isso afeta o seu cotidiano? Como pode ser contornado? quanto custa? Há casais que prevendo esses problemas tem levado as vovós para tomar conta dos netos. Outro exemplo: Você sabia que licenciar-se para atuar em uma profissão regulamentada pode demorar de 1  a 3 anos no Canadá? Enquanto isso vai queimar suas economias? Pois saiba que em algumas profissões como "garçom", alem de praticar o idioma com várias pessoas diferentes, em um bom restaurante você pode faturar até $ 1.000,00 CAD por semana com gorjetas("tips"). Atendentes de lanchonete ou cafés, Entregadores de pizza, podem faturar cerca de $ 300 CAD por semana também só com gorjetas + o salário!, e ainda praticar o idioma. Como já havia falado em "O elefante no meio da sala", planeje e prepare seu ego para esse desafio e esteja aberto a concessões, que e a longo prazo podem valer a pena.
           Novas experiências. Conheço muitas pessoas que logo quando chegaram ao novo país "de cara" já assinam a Globo Internacional, porque não conseguiam viver sem a "sua novelinha". Já conheci pessoas também que estavam deprimidas porque estavam longe de casa e comendo muito mal porque lá só havia "Sanduíche e umas carnes doces" , não havia arroz e feijão. Não estou dizendo que você deva abandonar o futebol, soccer, e passar a ser fã incondicional de hockey contudo se interessar pelo assunto e até mesmo fazer uma visita a um desses eventos, muito mais que lazer, é uma imersão na cultura local. Esteja aberto a novas experiências e compreenda melhor o lugar que você está agora, isso facilita bastante todo o processo de adaptação.
           Nova Família. Para os que não são frequentadores regulares de uma Igreja isso pode soar até estranho, mas a Igreja é uma extensão da nossa casa. Isso é ainda mais verdade quando estamos em uma terra estrangeira. Se envolver em atividades religiosas em uma comunidade segundo suas crenças, no novo país, é um grande ponto a favor de sua adaptação. Comunidades religiosas costumam abraçar o imigrante que acaba de chegar, eles não só ajudam com as primeiras necessidades básicas e aconselhamento espiritual, como também ajudam a estabelecer uma nova rotina de atividades na nova terra, alem de facilitar o estabelecimento de um network. Há uma grande chance que se você estiver envolvido em uma Igreja, o seu primeiro contato de emprego seja através de um membro dessa comunidade.
     
  Esse post ficou um pouco mais romântico que o habitual e também um pouco mais longo do que eu gostaria, mas espero que ele ajude você e sua família a saborear com muito mais facilidade esse doce projeto.Vamos em frente sem preder o foco!!!



Abraço!


Odilon.

sábado, 22 de março de 2014

E o Vento Muda Novamente!


              Olá amigos! estive meio sumido essa semana. Estivemos ocupados fazendo nossa pesquisa e vistando a EduExpo em Brasília e foi bem legal conhecer todas aquela pessoas com interesses tao parecidos com os nossos.A feira foi muito bem organizada e tudo estava bem preparado e no lugar, a programação começou e terminou pontualmente e foi impressionante notar que as palestras sobre o Canadá foram as que mais atraíram publico, apesar do maior numero de escolas dos USA e Inglaterra. Mas ficou uma pontinha de decepção com as escolas canadenses somente o RRC, Le Cordon Bleu e BC University compareceram e a maior parte das informações foram dadas mesmo pelo pessoal da Imagine Canadá.
             Outro down point foi que nenhuma informação em relação a vistos ou custos do processo foram exibidas. Não parece um contrassenso? Como uma exposição que se propõe a falar sobre intercâmbio e estudo internacional, representantes dos consulados , ou mesmo representantes das instituições, não tem  informações para dar sobre vistos de estudante e custos mínimos requeridos. O máximo que consegui do pessoal da Imagine foi um "olhe nosso website" ou "pesquise na internet". Acontece que isso eu já faço aqui mesmo da minha casa e a razão de ir a uma feira seria para descobrir informações mais detalhadas ou de fonte mais segura e confiável enfim...  Pelo menos saí de lá com vários brindes!
              Se o meu forte fosse o Francês pensaria seriamente em estudar na França!O representante da embaixada Francesa sabe vender o peixe como poucos, e em 15 minutos deu muito mais informações que todos os outros representantes da feira.
             Mas durante essa semana estive estudando a respeito de um assunto de interesse bem maior para nós "almost canadians". No post "Nova Scotia Legalzinha" já havia mencionado a respeito das mudanças frequentes no sistema de imigração, e durante essa semana o governo do Canadá anunciou que começa em 1 de janeiro de 2015 a maior mudança recente no programa de imigração do Canadá, o Expression of Interest (EOI). Com esse novo sistema o governo pretende que os processos de Permanent Resident (PR) tenham seus prazos reduzidos e que seja mais simples escolher as pessoas mais qualificadas.
             Mas de onde os Canadenses tiraram essa ideia?Como funciona esse tal de EOI?  Esse sistema funciona mesmo? Isso vai ser bom para mim?
             O sistema de EOI foi implantado em 2012 pela Austrália e New Zeland sob o nome de Skillselect e  funciona da seguinte maneira, através do Website do governo faz um pré-cadastro onde as pessoas Expressam O Interesse em imigrar e são qualificadas segundo um sistema de pontos, a partir dai agencias de imigração federal, provincial e até mesmo empresas, devidamente qualificadas, podem ter acesso a esse banco de dados e escolher entre as pessoas que tenham sido qualificadas. No caso da Austrália e New Zeland o prazo para obtenção de um PR foi reduzido para cerca de 58 dias, só para efeito de comparação, há algumas pessoas esperando pelo processo de Quebec cerca de 3 anos ou mais.
             Outra grande vantagem desse processo é que se pode escolher em quais dos vários programas de imigração você está disposto a participar. Assim se você não for interessante para o programa patrocinado pelo empregador, ainda assim pode ser escolhido pelo programa patrocinado pela província, por exemplo. O programa Australiano é contabilizado com base nos dados Julho a Junho do ano subsequente, e seus dados são abertos ao publico em geral. Podemos ter uma ideia geral do programa através do gráfico a baixo:
             Nesse gráfico podemos notar que foram admitidos cerca de 190.000 novos imigrantes no último período,  houve ainda um um ligeiro crescimento do numero de imigrantes aprovados do ano de 2011-2012 para 2012-2013, o primeiro ano de funcionamento pleno do sistema de EOI. Percebe-se também que a nota média do sistema de pontos também está mais alta nos últimos anos. Dos 190.000 cerca de 67,9% ou 128.973 foram admitidos pelo modelo de imigração de  mão de obra qualificada e 60.185 ou 31,7% das admissões foram pelo sistema de patrocínio familiar. Apesar do aumento do numero bruto de admissões desde 2004, o sistema de patrocínio familiar está proporcionalmente menor a cada ano em relação ao sistema de mão de obra qualificada.
             Mas de todos os gráficos considero esse o mais importante:

        Esse gráfico mostra como as vagas de imigração estão distribuídas dentro do sistema Australiano. Em alaranjado temos os processos admitidos de fora do país, e em azul os processos admitidos dentro do pais. E esse gráfico fica ainda mais interessante se o comparamos com outro do mesmo tipo, mas de um período anterior a introdução do EOI.

          Contrapondo esses dois gráficos percebemos que houve um aumento nas concessões de residência para aplicantes que já estavam em território australiano principalmente nos programas mais democráticos Skilled independent e Territory Sponsored. O programa de imigração através de uma oferta de trabalho também se tornou o principal caminho para uma vida na Austrália, e como pode-se perceber no gráfico é preciso estar lá para se conseguir um emprego para imigrar, 76%  das pessoas já estava na Austrália quando receberam uma oferta de trabalho válida para o PR.
          Essa última afirmação é muito importante, pois até julho de 2013 nenhum empregador precisou de uma LMT (versão australiana para a LMO) para poder fazer uma oferta de trabalho a um estrangeiro. Desde 2003 o governo australiano aboliu a necessidade da LMT para processos imigratórios, e deixou que o próprio mercado regulasse a quantidade e o tipo das profissões pela sua necessidade. Com a implantação da EOI, em novembro de 2013 o governo parece ter mudado de opinião e introduziu novamente a necessidade de uma LMT para oma oferta de trabalho válida para imigrar.Ao que parece as necessidades do mercado foram preenchidas rapidamente com a EOI, e o governo decidiu regular tudo de novo.
          Isso fica ainda mais interessante se olharmos os dados das parciais do período 2013-2014:


      
           A primeira tabela representa a categoria de Skilled Independent que no ano anterior recebeu quase 45.000 pessoas, e que até agora só selecionou 16.732 pessoas. Se não houver uma mudança repentina estamos diante de uma perda de quase 30% em um ano. Parece mesmo que o mercado se cansou, e isso com somente um ano de EOI!
          Não temos certeza sobre os detalhes do sistema de EOI que será implantado Canadá, pois a cartilha Australiana não parece estar sendo seguida a risca. Um sistema de pontos revisto, um sistema de limite por profissão, e um esboço de uma plataforma on-line. A diferença é que o sistema canadense é bem mais fechado quanto a informações que o australiano, e isso se aplica também as empresas. O governo canadense tem dado pistas de que as empresas não terão acesso aos dados dos cadastrados, e que serão eles através de um "algorítimo" que irão casar futuros funcionários e empregadores. Também estimam que o prazo para o desenrolar do processo fique em torno de 6 meses, e que nesse primeiro momento o EOI deve ser de caráter exclusivamente federal. Isso pode ser um fator limitador decisivo para o sucesso desse processo.
           Não quero desanimar ninguém, mas se pudesse dar um conselho seria esse: "esteja com sua documentação pronta em janeiro de 2015",aproveite enquanto as necessidades são muitas. E continuo achando que estudar no canada pode ser o melhor caminho para imigrar, principalmente após a estabilização do processo pelo EOI. 
           Espero ter contribuído novamente!


Odilon.

PS: Update! O novo programa de Imigração do Canadá do tipo EOI será chamado de "Express Entry" e assim que tivermos novidades iremos comentar com mais detalhes.



domingo, 16 de março de 2014

Nova Scotia Legalzinha!!!

      
        Existe um famoso provérbio que diz: "Há três coisas nas quais não se pode voltar atrás, a palavra falada, uma flecha lançada, e uma oportunidade perdida". Em se tratando de imigração  essa ultima afirmação é especialmente verdadeira. Se você está realmente decidido a mudar de país, e encontrar uma porta aberta para faze-lo legalmente, Entre! Segundas chances em imigração são muito raras e a hesitação pode fazer com que todo o seu plano se torne só um sonho, principalmente em se tratando de processos provinciais que costumam mudar "de acordo com o vento".
        Essa semana durante as perambulações pela internet fui me informar melhor sobre o processo provincial de Nova Scotia. O processo provincial de Nova Scotia é um dos mais liberais, e foi reformado  recentemente, não há mais necessidade de oferta de emprego para imigrar (talvez nem visita exploratória). E tudo isso ao que parece para suprir carências em algumas profissões chave que estão em falta. Um dos pontos fortes dessa província para os brasileiros é o clima, que apesar de não ser como o de Vancouver ainda, é bem mais ameno que os das cidades centrais do país. As instituições de ensino também são bem conceituadas, a Dalhausie University é uma das melhores do país.



       Basicamente o que você precisa é estar dentro da idade padrão (21a 55 anos) e ter experiência em uma dessas profissões em demanda, IELTS 5.0, e apresentar um plano detalhado de como pretende se estabelecer nessa província. Vale a pena lembrar que uma vez que se imigra por um processo provincial você não pode mudar de estado depois, pelo menos não antes de obter a cidadania Canadense.
       No detalhamento do plano para se estabelecer na província você deve explicar qual carreira pretende seguir, onde pretende morar, como planeja pagar por isso. No caso de uma carreira regulamentada como você pretende aplicar para a licença?! Se poderá começar  o processo de licenciamento ainda no seu pais de origem ?! E enquanto espera o licenciamento qual outra função na mesma área você pode desempenhar?! Uma das grandes vantagens desse processo é que a nomeação provincial e a aprovação federal (CIC) lhe garantem desde a chegada ao Canadá o visto de Permanent Resident, e em 3 anos você já pode aplicar para a cidadania canadense. A primeira vista parece muito fácil, não? Foi o que pensei também...
      Mas também existe um outro provérbio que diz: "Não existe almoço grátis" e foi por isso que decidi fazer uma busca mais profunda nesse processo. Para começar temos de analisar Nova Scotia segundo seu próprio espectro, essa província é uma península com uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes( Pouco mais que o Acre, 500 mil habitantes a menos que Tocantins). A economia de Nova Scotia é apoiada principalmente no setor de serviços, mas a industria da pesca também representa boa parte de suas manufaturas. Essa informação é muito importante pois há uma sazonalidade das vagas de emprego nessa área que afeta bastante a economia e contribui para os 8% de taxa de desemprego desta província( 3a Maior do Canadá). Encontrei um estudo econômico que descreve a perspectiva das carreiras selecionadas pelo Governo para o biênio 2011-2013 e as vagas estão na casa das centenas e não dos milhares.
     Aplicantes de profissões não regulamentadas são fortes candidatos para o preenchimento imediato das vagas em demanda. Por outro lado se você, como eu, faz parte da lista das profissões regulamentadas muito provavelmente terá de aceitar uma ocupação no setor de serviços quando chegar, até que consiga a licença para trabalho em sua especialidade, e invariavelmente vamos ter de competir por essas vagas com pessoas (dos 8% de desempregados) que já tem experiência canadense. Outra coisa que não ajuda é que mesmo em demanda algumas das carreiras apresentam um salário médio até 20% inferior à media nacional. E por fim as nomeações, cada província tem uma cota de nomeações estipulada pelo Governo Federal, enquanto algumas províncias tem direito a 4 ou 5mil nomeações por ano a província de Nova Scotia tem direito a apenas 700 (para todo o mundo).Isso significa que a não ser que você, se qualifique imediatamente para o processo em todos os critérios ( inclusive financeiros), há uma grande chance de que as vagas se esgotem rapidamente.
      Não tenho a intenção de parecer pessimista, mas acredito que uma tomada de decisão dessas deve acontecer levando-se em consideração todas as características boas, mas também as ruins. No meu caso específico continuo preferindo "Manitoba sua Linda", mas Nova Scotia ainda poder ser uma boa porta de entrada para você! Espero ter contribuido.

Odilon.



PS: O numero de nomeações mencionado acima se refere ao total de nomeações por província, que é dividido entre entre os vários tipos de nomeação em cada província. Hoje fiquei sabendo com a +Immi Canada  que ao que parece em Nova Scotia o numero de nomeações destinado ao PROCESSO DE PROFISSÕES EM DEMANDA é de apenas 150, e cerca de 100 processos já foram recebidos, mas ainda não começaram a ser analisados.

quinta-feira, 13 de março de 2014

O Elefante no meio da sala!!

 Olá Amigos estou de volta!, e desta vez para falar desse grande elefante que fica no meio da sala mas que ninguém gosta de comentar a respeito, hoje quero falar e ouvir de vocês a respeito de Dinheiro! Isso mesmo Money! Pila! Cascalho! Bufunfa! Dindin! Faz me rir! Arame farpado! Verdinha.... Acho que entenderam?!
           Fato é que nos vários blogs que ando frequentando tenho percebido uma certa resistência quando o assunto é dinheiro. As pessoas compartilham alguns sites de custos de vida como Numbeo, falam quanto custa uma taxinha aqui, outra continha ali, mas ainda não vi quem falasse abertamente sobre os custos de todo esse processo de mudança de país. Há também os adeptos da teoria da relatividade que quando indagados sobre os custos do processo, tudo é relativo, o aluguel é relativo, o valor da passagens é relativo, valor das compras de supermercado é relativo...enfim!
           Talvez o motivo de tanto sigilo seja a violência, o crime e o medo ou talvez porque fazer essa conta nos cause um grande frio na barriga. Por que afinal de contas, qual diferença há no peso de tomar uma decisão dessas, para o jogador de pôquer que aposta todas as suas fichas contra o poderoso casino? Na minha opinião o que pode fazer a diferença é justamente o planejamento, com ele a chance de sermos surpreendidos é bem menor.
             Quanto custa para morar no Canadá enquanto estudo? Estou indo com a minha família, quanto dinheiro devo levar? Consigo emprego rápido? Quanto pode contribuir meu cônjuge com um open work permit? Quais os custos de instalação para minha família e eu? Quanto gastarei por mês para viver dignamente no canada depois de estabelecido? 
              O Governo Canadense recomenda no caso dos estudantes, que o viajante deve dispor do dinheiro para pagar Tuition + CAD$ 10K por um ano de estudo, no caso de acompanhante acrescentar ainda mais CAD$ 2K por acomapnhante/ano. Já para residentes permanentes o governo recomenda o mínimo de CAD$ 11K  para se manter pelos primeiros 3 meses. 
              Não há uma formula genérica que calcule todas essas perguntas, então para fazer esse estudo o jeito foi apelar para a velha planilha de orçamento familiar e a nossa grande amiga internet. Para que não ficasse preso no "relativismo" conversei com pessoas que já moram ou morarm fora do pais para estabelecer algumas premissas básicas de imigração, que são:
              - Nunca imigre no inverno! Os custos de instalação (primeiras despesas) são bem maiores no inverno. Você vai ter de gastar com um guarda roupas completo, custos maiores de aquecimento e eletricidade.A economia também desacelera no inverno e achar emprego fica bem mais difícil. A mobilidade também fica prejudicada no inverno sem um carro confiável para se locomover, e carros mesmo velhos implicam em pagar um seguro obrigatório que não é barato como no Brasil. 
              - Esteja preparado para descer alguns degraus na escala social! O Dr. Lionel Loroche explica isso muito bem como falei  no post Qual Caminho Seguir?. Muitas pessoas gastam muito de suas economias esperando a "Grande Oportunidade" quando poderiam estar sobrevivendo com um emprego part-time de lower skilled level que não atrapalhe na busca de um emprego melhor, como nossos amigos do blog ReGiMaLu.
              - Trabalhos de baixo nível técnico (Atendentes, Vendedores, Entregadores...) são amplamente disponíveis e podem salvar suas economias enquanto espera a licença de trabalho em sua área, a ainda ajudam com a tão importante "experiencia canadense". E isso é especialmente verdade para profissões regulamentadas. 
               - Quando planejar faça estimativas sempre levando em consideração o pior cenário. Exagere nas despesas e seja contido nas receitas. E leve sempre em consideração quais os sacrifícios e concessões você e sua família estarão dispostos a fazer. Segundo o expert em imigração Dr. Lionel Laroche, imigrantes no Canadá geralmente esperam retomar seu nível social em cerca de 2 ou 3 anos, mas a realidade é que esse período pode levar de 4 a 6 anos. Ou seja esteja pronto para concessões a longo prazo, se elas não forem necessárias você será surpreendido para o bem!
              Levando todos esses raciocínios em consideração elaborei duas planilhas de orçamento familiar, que deixarei disponível para download, em dois cenários:


                
               As planilhas em excell não estão trancadas, portanto podem ser personalizadas conforme o nível de concessões de cada família. O relatório final está em R$ reais para facilitar a compreensão da quantia MÍNIMA a ser poupada. A cotação da moeda pode ser atualizada manualmente. Leia atentamente as instruções na primeira pagina.
               Não tenho a pretensão de que a planilha seja a ultima palavra em custos do canada, mas espero que possa servir de ferramenta para que tenhamos um norte, e de toda forma fiquem a vontade para sugerir algum ponto essencial que foi esquecido...

Abraço a Todos!

Odilon

 
           

segunda-feira, 10 de março de 2014

Manitoba sua Linda!!!



     english version>>

    Olá Amigos,
         
             Como havia prometido estamos de volta com mais um post e desta vez vamos falar a respeito da região que escolhemos para estudar e morar. Desde que começamos a pensar em mudar de endereço, a dúvida a respeito de onde iriamos morar sempre esteve entre Vancouver, Edmonton ou Calgary. Vancouver sempre foi a preferida pela Ale por causa do clima mais ameno, e eu sempre estive entre Edmonton e Calgary.Se o critério de escolha fosse puramente econômico Calgary seria fatalmente a primeira colocada mas, Edmonton sempre foi meu destino preferido, muito por conta da reputação de sua boa qualidade de vida e da grande área verde que envolve a cidade.
            Moramos atualmente Goiânia, uma metrópole regional de pouco mais de dois milhões de habitantes. Uma cidade conhecida pela grande área verde urbana (a maior do mundo por m2) e por ter um porte de metrópole mas a característica  tipica de cidade do interior, ou seja Edmonton seria grosseiramente como uma versão mais gelada de Goiânia com um adicional da pujante economia impulsionada pelo petróleo, uma escolha quase que natural.



            Passamos alguns meses pensando em como nos adequar aos pré-requisitos exigidos para podermos imigrar para  Alberta ou British Columbia. O grande complicador é que tanto eu como a Ale, apesar de estarmos na lista da 24 profissões que o governo incentiva a imigração, vamos trabalhar em profissões que são regulamentadas: Physiotherapy e Civil Enginneer. O exercício dessas duas profissões no Canadá exigem além da experiência no Brasil e da validação dos diplomas de Bacharel junto a uma instituição de ensino canadense e/ou a ordem profissional (o ECA não serve para a ordem dos profissionais), também a aprovação em um exame de ordem (assim como a OAB faz no Brasil) e também um período de avaliação, ou "condicional", de no mínimo um ano sob a supervisão de um Profissional Pleno do Canadá.
           Esse processo de Licenciamento apesar de extremamente recompensador a longo prazo, é também muito burocrático, caro e demorado; podendo afetar profundamente a nossa capacidade de adaptação à mudança. Mesmo que o idioma não seja uma barreira muito grande para nós, pois ambos estamos bem acostumados com o inglês no dia a dia, esse processo de adaptação envolve ainda a saudade da família, a procura de um lugar para morar, mobiliar toda uma nova casa, obtenção de carteira de motorista e os outros documentos, um veículo confiável para enfrentar o inverno, escola para os filhos, uma igreja para frequentar, enfim... É responsabilidade que não acaba mais!
         Foi quando estávamos nos conformando em esperar pelo menos uns bons três anos até que tivéssemos condições de nos preparar financeira e intelectualmente para esse processo, que soubemos a respeito do processo de Manitoba no Blog do Rafael. Entre as várias oportunidades apresentadas pelo Rafael uma me chamou muito a atenção: o casal que vai para o Canadá estudar. A estratégia sugerida por ele e que estamos adotando é a seguinte: Em uma familia, um dos cônjuges deve aplicar para o visto de estudante, o outro cônjuge receberá um open work permit que lhe permite trabalhar em qualquer área da economia. Depois de 6 meses trabalhando no mesmo emprego com um open work permit, em qualquer posição, esse cônjuge pode pleitear uma residência permanente pelo Procincial TFW  através de uma Job offer simples sem necessidade de uma LMO.
          Essa estratégia permite que tenhamos opções, pois mesmo que ela não tenha o desfecho esperado, ainda permite que pleiteemos uma nova chance pelo Provincial Working Graduate ( recebendo 60% da Tuition paga de volta) ou mesmo pelo Federal CEC.
          Pesquisando a respeito das facilidades de adaptação na província do bisão, descobrimos que é o estado com os menores custos de Tuition de todo o Canadá, e também são baixos os custos de moradia.O governo tem uma linha de credito de até $ 10.000,00 para ajuda com os custos de licenciamento de recém-chegados, tem um programa de ajuda de custos para tradução juramentada no processo de validação do diploma, o conselho de fisioterapia oferece até 5 chances de aprovação na prova da ordem e se não consegui-lo, a partir da terceira tentativa tem cursos de capacitação complementar. A Universidade de Manitoba até agora se mostrou a única disponível para aproveitamento de créditos de graduandos estrangeiros que ainda estão estudando.
          Soma-se a tudo isso o fato de Winnipeg tambem ser uma cidade grande com ares de cidade pequena e... nós temos um vencedor!!! O estado do Bisão, Manitoba!!!  
         Essa semana assisti a um podcast do Caio Prezia, li alguns outros blogs de imigração e de pessoas que estão se preparando para o processo e, ficou bem claro que as regras do jogo tem mudado com muito mais frequência ultimamente, e por muitas vezes tem pego as pessoas em preparação desprevenidas. Então deve-se aproveitar ao máximo das características que o favorecem nesse determinado momento. Traduzindo para o bom Goianês: "Cavalo arriado só passa uma vez!"
          Estou conversando com alguns Recruiters de Colleges e Universities em Manitoba e pretendo publicar algumas entrevistas a respeito do processo de admissão, das perspectivas e do ponto de vista deles a respeito do estilo de vida em Manitoba. Portanto se tiverem algo que queiram saber é só deixar um recado ai nos comentários, que serei seu feliz interlocutor!!!

Abraço a todos!

Odilon.  
            
PS: Segue abaixo o Link para Download do Guia do Candidato Red River College:

Guia Manitoba - Português 
Valores e Programas 2014-2015
Programa de Lingua Inglesa
Requerimentos Lingua Inglesa RRC



quinta-feira, 6 de março de 2014

Educação é a chave do Sucesso

        O processo de imigrar legalmente para outro país envolve uma palavra chave: Estudo. É necessário estudo da língua (proficiência em Francês e/ou Inglês no caso do Canada), estudo da cultura ( datas importantes, historia, musica), estudo do ritmo de vida ( mercado de trabalho, leis, cotidiano), e por fim o estudo acadêmico.
         Nesse post gostaria de focar nesse ultimo, o estudo acadêmico. Apesar de a experiência de trabalho canadense ser um fator crucial na realização do objetivo de viver bem, no Canada, a graduação em uma instituição de ensino credenciada pode ser a porta de entrada mais próxima para esse sonho. As facilidades para a realização da residência permanente em solo canadense após a conclusão de um curso de graduação, mestrado ou doutorado são imensas:
         Os graduandos de instituições canadenses podem se candidatar a extensão do prazo de permanência  por um período igual ao curso graduado. O curso deve ser full-time e ter no minimo oito meses de duração, sendo que a permanência pode ser estendida por no máximo três anos. Isso significa que se você for admitido e se graduar em um mestrado de dois anos, por exemplo, pode solicitar a permanência por mais dois anos com autorização para trabalho na área em que graduou.
         Concluir um curso de especialização em uma instituição de ensino canadense na área em que pretende trabalhar pode lhe ajudar a construir algo que, nós imigrantes perdemos assim que o avião levanta voo de nossa terra natal, uma Network. Empresas de todo o mundo estão sempre em contato com instituições de ensino na busca de mão de obra qualificada, e isso não é diferente no Canada, principalmente em profissões regulamentadas.
         Em relação as profissões regulamentadas, um processo de formação acadêmica canadense vai lhe por a par dos processos, métodos, e técnicas utilizados localmente. Você poderá entrar em contato com os anseios do mercado em relação a sua profissão, e ao final de curso quando resolver aceitar uma oferta de emprego não precisará necessariamente ser em um entry level. Não são raros os casos de pessoas que por não terem experiencia canadense pleiteiam uma vaga do tipo, entry level, e são rejeitadas pois são overqualified para aquela posição.
         Quando o estudante estiver acompanhado por um cônjuge, esposo ou esposa, o acompanhante tem direito a um "open work permit".Um open work permit lhe permite trabalhar em qualquer área da economia canadense desde que o visto do outro cônjuge esteja valido. Isso permite que a família possa ser sustentada com muito mais conforto, que somente com as economias feitas em sua terra natal. 
         Por fim com experiência e qualificação, e um emprego firme, fica bem mais fácil de obter visto de residencia permanente por qualquer programa, seja ele federal ou provincial.
         Depois de muito pesquisar, decidimos que esse é o caminho que queremos tomar, e tudo indica que nosso destino deve ser Manitoba. Mas esse é assunto para outro post... Fica aqui a dica... "Educação é a chave para o sucesso" do seu projeto de mudança para o Canada.

Odilon.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Qual Caminho Seguir?

               Desde o ano passado quando começamos a considerar a possibilidade de estudar e morar no Canada, nos deparamos com um mar de possibilidades. Diferente de outros países o Canada está bastante aberto a receber novos moradores, a pluralidade é tanta que comumente se diz que há mais de "50 maneiras diferentes de imigrar para o Canada Legalmente", sendo que o mais conhecido é o FSWP( Programa Federal). Essa quantidade de opções pode muitas vezes atrapalhar o processo ao invés de ajudar.
                Nesse ano de 2014 houve uma mudança no FSWP, alguns novos critérios de seleção foram adotados, como o nível de conhecimento do idioma (IELTS minimo 6),a idade, a área de atuaçao (24 profissões), e o mais importante, a limitação de no máximo 5000 inscrições. São 300 inscriçoes por profissão por ano. O Grande detalhe é que em caso de uma Job Offer  de uma empresa canadense o candidato não fica restrito a limitação de no máximo 5000 inscrições ou mesmo a lista de 24 profissões.
                Um erro muito comum dos candidatos é assumir que Job Offer se resume simplesmente a uma carta de intenções de algum empregador canadense. A verdade é que para praticamente todos os precessos de imigração, via visto de trabalho temporário, ou de trabalho especializado (skilled worker) a carta de intenções só terá valor se acompanhada de uma LMO ( Labour Market Opinion). A presença de uma LMO em seu processo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso, e o desperdício de sua preciosa poupança.
                Outro erro muito comum é assumir que por causa da necessidade de mão de obra os empregadores canadenses estejam dispostos a passar por esse processo tão burocrático, lento e caro por um potencial funcionário que ainda não está familiarizado com as peculiaridades do mercado de trabalho canadense. Durante a nossa pesquisa percebemos que alem das barreiras do clima, da língua e da cultura, todo candidato a imigrante enfrenta também um ultimo e grande desafio... a tão falada e tão importante Experiência Canadense.
                 A experiência canadense costuma ser ignorada por todos os que estão ansiosos por mudar de ares, mas todos os que já imigraram podem atestar o quanto ela é importante para se conseguir um trabalho, assim como para se manter nele. Para nós que ainda estamos aqui nessas terras tupiniquins  esperando o dia de partir esse é um território um tanto difícil de explorar, mas que a palestra do Dr Lionel Laroche pode ajudar a entender. Recomendo veementemente que se você tem intenção de se estabelecer no canada seja para estudar ou imigrar que gaste cerca de 40min para assistir essa palestra integralmente( partes 1 a 4).
                A experiência canadense se tornou um fator tao importante no processo de imigração que o Governo do Canada indiretamente, está forçando os novos candidatos a experimenta-la na forma de um período de estudos. Isso fica muito claro quando observamos quão rápido e descomplicados estão os processos para visto de estudante.A aprovação em cursos acadêmicos de no minimo oito meses garantem o direito de participar de programas de imigração permanente como o CEC (Canadiam Experience Class) e os muitos PNPs (Provincial Nominee Programs).
               Os benefícios desse  processo de adaptação indireta são, a facilidade de inserção no mercado de trabalho após uma "qualificação canadense", conhecimento das peculiaridades do mercado de trabalho e da sociedade canadense e adaptação ao clima e a cultura local. Apesar de ser um pouco frustrante toda essa espera para os nossos corações tão ansiosos, ao final dessa escada de tantos degraus estamos experimentando a genuína mentalidade canadense, de mudanças lentas e continuas.
                Espero ter contribuído com vocês!!! fiquem a vontade para expressar suas próprias descobertas nos comentários a baixo... 

Odilon

PS: O processo federal foi re-aberto em 1 de maio de 2014  com mais de 90 profissoes e deve ficar aberto até 31 de dezembro quando entra em vigor o novo processo do Express Entry.

terça-feira, 4 de março de 2014

Welcome to Frozen Pequi

english version >>>

Olá Amigos,
Meu nome é Odilon, esposo da Alessandra e Pai da pequena Sophia. Somos uma família bem feliz e divertida a pouco mais de cinco anos, desde que me casei com a mais bela das belas, que me desculpem as outras belas.
Temos acompanhado outras famílias que estão trilhando a mesma caminhada que nós, e percebemos que além de um destino em comum, há também uma outra coisa. Todas elas escrevem um blog. E percebemos que esse maravilhoso espaço virtual além de uma função informativa, possui um propósito ainda maior que é... a Catarse.
Isso mesmo “Catarse”, do grego Kàtharsis, que significa purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama, ou simplesmente Desabafar! Percebemos que o segredo do sucesso das pessoas que já trilharam esse caminho é manter o foco e a persistência. E acreditamos que compartilhar esse momento no mural com vocês, é uma excelente maneira de fazer isso. Alem de tudo teremos ainda a oportunidade de fazer novos amigos.
Todos os posts desse canal serão escritos a quatro mãos pela Alê e também por mim. Para que vocês possam diferenciar, quem escreve o que ?! De agora em diante meus posts serão em Itálico e os posts da Alê serão em grafia normal.
Quando contamos que desejamos experimentar novos ares muitas pessoas perguntam, Porquê? Alem de toda a retórica política já bem conhecida, e que gentilmente apelidamos de “Custo Brasil”, qual outro motivo poderíamos ter para querer construir nossas vidas longe de nossos amigos, família e pessoas tão queridas? A resposta é que, como qualquer casal jovem como nós, estamos em busca de oportunidade. Não somente em busca de um emprego ou dinheiro, mas de uma oportunidade de poder colocar todo nosso potencial em ação, e receber o justo reconhecimento por isso.
Estou cursando Engenharia Civil, e atualmente sou funcionário público por contrato temporário, desempenhando o papel de Técnico em Desenho assistido por computador (Cadista), no Departamento de Obras da Secretaria de Educação do meu estado. A Alê é formada em Fisioterapia, mas desde os 17 anos de idade trabalha como professora de Inglês em escolas de idiomas. Já a Sophia é somente estudante, e desde o 5° mês de vida frequenta as aulas regularmente no CMEI da prefeitura de nossa cidade.
Nesse estágio de nossas carreiras ainda temos todas as possibilidades pela frente. Infelizmente após terminar a graduação em fisioterapia eu, Alessandra, não entrei no mercado formal de trabalho, acreditem ou não mas chegaram a me oferecer um salário mínimo para trabalhar 30 horas semanais e isso foi depois de formada!! O salário oferecido não equiparava nem as mensalidades pagas durante a faculdade. Os pacientes que tenho hoje são particulares e não atendo por plano de saúde. Como o Odilon disse, dou aulas de inglês desde os 17 anos e decidi permanecer na educação já que como professora, em meio período de trabalho, ganho mensalmente um salário superior a muitos amigos que trabalham o dia inteiro como fisioterapeutas. Apesar de amar a fisioterapia me entristece ver tamanha desvalorização do profissional. Sempre sonhei com possibilidade em fazer um mestrado e/ou doutorado e assim unir as duas coisas que mais gosto, dar aulas e fisioterapia, mas essa desvalorização sempre me desestimulou a buscar essa meta.

Pesquisando sobre o Canadá percebi a oportunidade de uma especialização de alto nível, aliada a uma valorização do fisioterapeuta em um ambiente que me é muito familiar, a língua inglesa. Nessa busca o Odilon também se beneficiará já que a área de engenharia possui um papel muito importante no quadro econômico atual, e o fato de terminar sua graduação em uma universidade canadense será um adicional nesse cenário.

Odilon e Alessandra